sexta-feira, 6 de abril de 2012

MALHAÇÃO DE JUDAS

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.

Em Belém, os bairros da Cremação e Jurunas fazem a animação no fim de semana, desde a sexta feira acontece velório de judas, pela manhã diversos tipos de brincadeiras para a garotada como : Quebra pote, pau de sebo, corrida no saco, corrida do ovo na colher e por fim a malhação.

No bairro cremação o idealizador da malhação é um sargento aposentado da aeronáutica QUINCAS, que por vários anos sempre esteve a frente da organização e foi o embrião para a formação até de associações chegando a fazer escola e servi de exemplo para outros bairros que copiam e a cada ano inovam na tradição de "malhar o judas".

A "malhação do judas" é o terror dos políticos ladrões.

Nenhum comentário: