domingo, 1 de abril de 2012

A INTERNET E NÓS

Afinal, o que a internet faz com nossos cérebros?

A internet e a tecnologia amplificaram a percepção humana para o mergulho em um mundo outro, ou em vários deles, onde a virtualidade e o digital aproximam e também afastam. O que determina o equilíbrio e o devaneio está na forma como o homem vai usá-las. Às vezes, tem pessoas que acordam no meio da noite com um sonho ou pesadelo com alguém e vai responder email pra conseguir dormir. Mas nem sempre é assim mesmo dormindo, tem gente que fica conectado. Mesmo que você queira o universo virtual não deixará de existir. Ele continuará ali, independente. Fascinando e se incorporando ao cotidiano, à mente e ao corpo humano, e até mesmo redefinindo o funcionamento e os caminhos do cérebro. O Google tem nos deixado burros? não pelo contrário se muito aprendi com o advento da internet foi graças ao GOOGLE, procuro incentivar meus educando a usarem a ferramenta internet em busca dos saberes e trago para a sala de aula as reflexões os estudos e descobertas de tudo o que a internet pode propiciar de bom ao ser humano em formação profissional ou não, e aponto como os circuitos cerebrais funcionam quando são motivados ao buscar o novo e sempre me dou como exemplo que tinha medo da tela do monitor e o quanto aprendi e ainda aprendo usando a internet como fonte de pesquisa.

Houve tempo em minha vida que comecei a perceber que a internet estava exercendo uma influência muito mais forte e mais ampla sobre mim do que o meu limite poderia suportar, ficava noites acordado e cedo já estava na frente do computador. Não era apenas o fato de que tantos dos meus hábitos e rotinas estavam mudando porque me tornei mais acostumado com os serviços virtuais. O próprio modo como o meu cérebro funcionava parecia estar mudando. Foi então que eu comecei a me preocupar com a minha incapacidade de prestar atenção ao mundo ao meu redor estava ficando insensível as coisas mais simples, por exemplo amar alguém, passei a sentir a necessidade de ter uma companhia real, pois as virtuais não me satisfaziam plenamente do jeito que tem que ser e valorizar cada minutos e segundo da vida e vive-la plenamente.

O uso excessivo da internet pode ser prejudicial pois a gama de informação existente no mundo virtual é muito grande e acredito que seja além do que um ser humano pode suportar por esse motivo hoje já uso com moderação e cautela, buscando apenas o necessário para desenvolver meu trabalho de bem educar.

Não posso negar os malefícios causados pelo uso excessivo da internet pode parecer exagero, mas não devemos ficar escravo de uma máquina. parece ser catastrófico ou exagerado de minha parte em pensar que esta surgindo uma sociedade virtual e que de prático manual nada sabem fazer, já constatei em diversas ocasiões que o jovem de hoje esta mais preguiçoso para realizar trabalhos que a máquina não faz, como exemplo um simples ato de lavar louça, imagina a juventude que ele pode sujar e os outros tem que limpar. No entanto, tudo isso serve de alerta para papai e mamães que não exigem o minimo de seus filhos independentes de sexo ou idade, onde os limites entre o real e o virtual possivelmente foram rompidos,ultrapassados e reinventados, e estamos formando uma geração de preguiçosos em se tratando de trabalho manual.

Um comentário:

Propostas de Campanha disse...

hummm é dai pra pior ou melhor pq pra quem gosta ja esxiste ate sexo virtual, eu particurmente prefiro "o real" rsrsrsrs