quinta-feira, 14 de maio de 2015

QUAL A DIFERENÇA DA EDUCAÇÃO PARA O LIXO?

LIXO, É UM LIXO

A política nacional, em tempo de campanha eleitoral, vendem um discurso iluminado e de soluções, sempre citando o *tripé que sustenta a NAÇÃO, (*SAÚDE, EDUCAÇÃO,SEGURANÇA).
Sinto-me orgulho por pertencer a binômio, segurança e  educação, nas 3 décadas de trabalho árduo, tanto de um como de outro, desde meus tempos idos, volta e meia, me vem a memória,de que sempre ouvi o jargão "NO MEU GOVERNO SERÁ DADA PRIORIDADE A SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA.

No entanto, não obstante os avanços tecnológicos na área da ciência, me deparo com noticiários triste que sempre mostram a degradação do *tripé já mencionado.
Na saúde, basta dá uma voltinha nos postos de saúde para nos depararmos com situações degradantes, que atingem até os hospitais de média ou grande complexidade a nível nacional, onde falta muitas das vezes até uma simples gaze ou luvas cirúrgicas.
Na segurança, por mais que a população ajude os agentes de segurança, fazendo denúncias anonimas, o sistema prisional e nossas Leis, são brandas ou inócuas, a exemplo podemos  citar os vários benefícios, favoráveis aos criminosos, desde visitas intimas a bolsa preso, e até cheques para que ele não assalte por ocasião de saídas temporárias.

Na educação, essa que deveria ser prioritária, e os investimentos deveriam ser realmente pesados, devido através da educação de um povo, alcança-se a PAZ social, o que vemos, as questões de educação são tratadas como caso de polícia, e os profissionais de educação são tratados como criminosos.
Nas minha "andanças" e orientação a jovens e crianças, vez por outra me deparo com situações inusitadas, com perguntas um tanto embaraçosas, quando trabalhava com crianças sempre sacrificava minha folga, o intervalo que o professor (a) tem para dá uma respirada na sala dos professores e beber um copo com água, devido, o professor não poder comer sequer uma bolacha da merenda escolar, sob  pena de responder SINDICÂNCIA ou mesmo um PAD se for flagrado por algum funcionário da SEDUC e isso pasme a nível nacional.

Pois! bem o ""X"" da questão é que nossos governantes pouco estão se lixando para a educação pública, estão terceirizando tudo, o projeto NEOLIBERAL é justamente o repasse das obrigações do ESTADO para a iniciativa privada. Assim sendo, uma criança me questionou, por que os criminosos na cadeia comem melhor  que ela na merenda escolar? minha atenção com aquela criança se ressumiu apenas em um abraço,  devido não ter explicação para o inexplicável.

Nenhum comentário: