sábado, 23 de maio de 2015

POR QUE AS MULHERES COMPRAM SAPATOS?

Não existem evidências e nem comprovação científica, por que as mulheres  são tão obcecadas por sapatos.

Não é de hoje que as mulheres mantêm uma relação de “amor perfeito” com os sapatos. Lá no século XVIII, a rainha francesa Maria Antonieta já exibia uma coleção invejável de pares e modelos, mas por aqui eles só ganharam importância com a chegada da corte de Dom João VI, em 1808, apesar das mulheres da corte ao desembarcarem estarem todas piolhentas, mais isso já é uma outra história.

O tempo passou e os sapatos foram se modificando, hoje existem inúmeros tipos, cores e texturas para todos os gostos e bolsos, aumentando ainda mais a fissura  das mulheres por sapatos. Não quero dizer com isso que entenda de sapatos e muito menos de mulheres, elas são fabulosas e complexas.
Já escrevi sobre minha amizades serem em sua maioria de mulheres, já tive depoimentos de mulheres em que afirmam que gostam de amizades masculinas do que femininas, isso dito por elas mesmas.
Hoje mesmo, estive em uma pizzaria na rua santa fé, no bairro ICUI, a convite de um casal amigo, e assim do nada surgiu o assunto consumismo e a gana das mulheres por sapatos, na roda de conversa e entre uma pizza e outra, uma das irmãs da esposa do meu amigo, admitiu que tem mais de 30 pares e que prefere comprar sapatos a comprar roupas. Deduzi que quando ela compra um par de sapatos, a cada par e modelo, é como se surgisse uma mulher diferente exuberante.

 Por que  será que elas amam tanto os sapatos?


É como se, para muitas mulheres o sapato passasse a ser um componente tão ou mais importante que a própria roupa. Um par de saltos, acredito que tem a capacidade de modificar uma mulher, deixa-la com a sensação de poder, ficar mais elegante e sensual, e que a prima, a cunhada, a vizinha, a concorrente fiquem ""babando"".

No decorrer da conversa, o marido ou namoro de uma delas,  chegou a afirmar se largar "'ELA"" no shopping, ela estoura o cartão comprando só sapatos, esclareço eram pelo menos quatro ou cinco mulheres, e a conversa foi se esticando, mas o assunto era SAPATOS, acredito que exista  um processo emocional comum entre as mulheres e o consumo, imagino que funcione assim como uma bola de neve, bate a vontade, pronto vai crescendo, e pela força do hábito, ela tem que comprar, como se a vida dela dependesse daquele momento, da aquisição do sapato, deve ser assim, a mulher ter aquela sensação de prazer durante o ato da compra, igual aquela mulher que gosta de chocolate, algumas chegam a afirmar que é um gozo,  o inicio do processo, tenho que comprar, preciso comprar, sou altamente apaixonada por compras, inclusive comprar SAPATOS.

Uma das mulheres presentes, foi taxativa tenho vários pares, já pensei em me desfazer de muitos deles, mas não tenho coragem, os mais antigos, que já até soltaram a sola ou criaram  mofo, limpo e/ou mando colar para voltar a calça-lo, é um apego assim inexplicável.

No imaginário social, os sapatos possuem uma estreita relação com a sedução. Logo, os modelos que valorizam os pés e a postura feminina acabam por estimular a sensualidade e aumentam a autoestima da mulher. A oferta de diferentes formatos, cores e estilos tendem a satisfazer uma ou outra mulher, possui um grande valor estético, muito mais que o vestuário, assim afirmou uma das presentes.

Já havia em outras oportunidade ouvido conversas de mulheres sobre o assunto SAPATO, cheguei a ouvir que os sentimentos experimentados pela mulher no momento da compra de um sapato é o desejo de ficar mais atraente, e de ser admirada pelos homens e invejadas por outras  mulheres.
Uma das minhas noras, chegou  a afirmar certa vez que se sente altiva, quando calça um sapato de salto altos.

Já uma cunhada se sente poderosa quando calça um sapato MEIA PATA.

Será que tem outros motivos para as mulheres se sentirem como se fossem uma rainha/deusa/poderosa? ou será que podemos dizer mulher centopeia? o que mais posso dizer sobre SAPATOS? apenas tenho a convicção que pouco entendo de mulheres, muito menos de SAPATOS.


Nenhum comentário: