segunda-feira, 9 de julho de 2012

TER OU NÃO TER LIMITES


Limite é o conceito mais fundamental do Cálculo; de fato, limite é o que distingue, no nível mais básico, o cálculo de álgebra, geometria e o resto da matemática. Portanto, conceitos de limites deveriam vir primeiro.
Porém, o registro histórico é justamente o oposto. Por vários séculos, as noções de limite eram confusas, com ideias vagas e algumas vezes filosóficas sobreo infinito (números infinitamente grandes e infinita mente pequeno se outras entidades matemáticas)  geométricas objetiva e indefinida.
 O termo limite em nosso sentido moderno é um produto do iluminismo na Europa no final do século 18, e nossa definição moderna tem menos de 150 anos de idade. Até este período, existiram apenas raras ocasiões nas quais a ideia de limite foi usada rigorosamente e corretamente.
 O jovem  criado sem limites é um ser carente de afeto, de atenção, de amor e isso é muito triste e perigoso,  o jovem nessa situação podemos dizer é um perigo não só para ele como para toda uma sociedade.
O caso do jovem Elvis Lee Ferreira Feitosa, 19 anos que subiu na torre de energia elétrica pode ser citado como exemplo de jovem sem limite.       

E o pior de tudo causa prejuizo a quem nada tem a haver com seus problemas emocionais ou pela falta de limites, querendo chamar a atenção da sociedade  por  chifrada que levou da namorada.   

Nenhum comentário: