quinta-feira, 5 de julho de 2012

Atitude bestial ou inconsequente ?

Créditos Ivanildo Alves (polícia x justiça)

TCC

A coluna acertou na mira quando estranhou o sequestro da jovem Susan Paola Fadel Correa, comunicado à polícia semana passada. Ela declarou ao delegado presidente do inquérito que inventou a fantasiosa estória para justificar não haver feito o Trabalho de Conclusão de Curso universitário.


Controle

A questão que não quer calar é como pode uma faculdade, através de seus professores, não possuir nenhum controle quanto ao andamento de um Trabalho de Conclusão de Curso.


Orientador

O professor orientador parece não ter acompanhado as diversas fases do trabalho, uma vez que somente no dia da apresentação do TCC a aluna apresentou essa desculpa, o que não teria como ocorrer se o orientador soubesse exatamente o estágio em que se encontrava o trabalho conclusivo.


Sofrível

O fato é que, a maioria das faculdades particulares, com raras exceções, que funcionam na capital e no interior, são verdadeiras fábricas de diplomas. A qualidade dos professores é sofrível, o ensino é uma mercadoria cara e de péssima qualidade, jogando no mercado de trabalho toneladas de jovens sem o necessário preparo profissional.


Extremo

A jovem é a menos culpada nessa estória inédita e inusitada. Na verdade, ela é vítima da baixa qualidade do ensino superior no Brasil, pois se tivesse sido bem orientada, jamais chegaria ao ponto extremo que chegou.


Banco

dos réus


O professor orientador e a faculdade deveriam também, moralmente, sentar no banco dos réus. A escola, qualquer escola, tem a obrigação de educar, de mudar comportamentos, de despertar no aluno o amor pelo estudo, pela meditação científica. De acompanhar o aluno em suas incertezas e dificuldades e não abandoná-lo, sem auxílio e sem orientação.

Nenhum comentário: