quarta-feira, 2 de julho de 2014

PLANO REAL, DEU, OU NÃO DEU CERTO?

Minha vida mudou. Pude adquirir bens materiais que antes, só uma pequena parte da sociedade tinha o privilégio de ter. Televisão era artigo de luxo nas casa, e com o Real, todos passaram a usufruir o que antes um era sonho. Porém, lembro-me de muitas pessoas que perderam altas quantias em dinheiro, e por isso, não têm boas recordações, o Plano Real completou 20 anos ontem, mas até hoje ele divide opiniões.

A inflação estava em 2000% ao ano, na época em que o plano foi aplicado. Ele se dividiu em três etapas. Em 93 foi feito um ajuste salarial fiscal, onde o governo tentou equilibrar as contas públicas. A segunda foi a mais importante de todas, onde a Unidade Real do Valor (URV), que era a referência de preços, estava de acordo com a teoria inercial da inflação, e essa teoria foi aplicada com muito sucesso, pois a controlava. E em seguida foi lançado o Plano Real, em algumas cidades do Sul e Suldeste, voltou-se ao tempo do escambo.

Oficialmente iniciada em 1° de junho de 1994 com a publicação da medida provisória, no Diário Oficial da União, estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou o ato de desestabelecer os índices da inflação na economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda. Antes porém a URV deixou muita gente confusa, quanto a  aplicabilidade da formula de redução da moeda corrente para URV, no entendimento de muitas pessoas não mudou muita coisa. Eu tive prejuízo, pois a mudança trouxe uma série de alterações na minha vida financeira. Na época eu era micro empresario um dinheiro guardado, e com a mudança eu perdi, e disso, eu não tenho saudades.

Acredito que foi uma acertada que FHC   deu, pois!  hoje  já podemos nos planejar financeiramente por um curto período e depois confirmado a estabilidade financeira nacional, podemos passar a aplicar  ou fazer o que quiser com o dinheiro  que passou a sobrar na vida de cada trabalhador nessa  imensa  nação

Nenhum comentário: