sexta-feira, 25 de julho de 2014

ERA SÓ PARA FAZER O RAIO X NÃO É PRA MATAR A CRIANÇA

Aparelho de raio x cai sobre bebê de 20 dias

Um aparelho de raio x caiu sobre um bebê de apenas 20 dias de vida, quando a criança era atendida na unidade materno-infantil da nova Santa Casa de Misericórdia.

O acidente ocorreu no início da tarde de ontem. A criança deu entrada no hospital com um quadro de febre e falta de ar. A mãe da criança, Andreza Cardoso, já havia procurado atendimento na Santa Casa na noite anterior e a criança chegou a ser medicada. Na ocasião, os médicos recomendaram que a mãe retornasse ao hospital caso a criança tivesse febre.

Andreza teve que esperar das 9h até às 12h para ser atendida. Segundo a tia da bebê, Andréa Cardoso, a médica realizou exames de hemograma na criança e na hora de fazer o raio x pediu que a mãe saísse da sala.

Do lado de fora da sala, a mãe da criança se espantou ao ouvir um estrondo vindo do lado de dentro. “A bebê chorou alto e a minha irmã entrou com tudo na sala. Foi quando ela viu o aparelho em cima do corpo da criança e muito sangue no rostinho dela”, relata a tia.

FERIMENTOS

As fotos tiradas do celular de Andréa mostram o rosto da recém-nascida bastante inchado devido o impacto do aparelho e cortes nos lábios, perto do nariz e na testa do bebê.

Segundo a família, os médicos ficaram desesperados no momento do acidente e chegaram a reclamar que o aparelho estava velho e sem manutenção. “A médica chegou a dizer que já tinha pedido pra trocar o aparelho devido ao risco aos pacientes”, afirma Andréa, que informou que o acidente só não foi maior porque a enfermeira aparou a queda do aparelho.

O pai da criança pretende registrar um Boletim de Ocorrência hoje e entrar na Justiça contra a maternidade. “Tivemos sorte de não ter acontecido uma tragédia maior com a minha netinha”, diz a avó da criança, que pediu para não ser identificada. Após o incidente , a criança realizou o exame em outro aparelho de raio x e até a noite de ontem ainda não havia tido alta da Santa Casa.

Em nota, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará afirmou “que exames foram realizados e não foi constatada fratura na criança, que se encontra estável, alimentando-se normalmente. Toda a assistência necessária está sendo prestada pela equipe de profissionais da maternidade”.

A nota diz ainda que a “ direção do hospital lamenta e informa que uma sindicância será aberta para averiguar o ocorrido. O aparelho de raio x foi afastado”.

Sindicância o ocorrido  já se sabe, a médica não foi atendida no seu pedido de que fosse tomadas medidas preventivas e/ou a troca do aparelho, a direção lamentar não adianta nada, "depois do leite derramado" por que não tomou providências antes quando foi solicitada.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: