segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OLHA A ESCOLA PÚBLICA AÍ PESSOALLLLLLLLLL

Estudante vence concurso de redação e vira senadora por três dias

Edição de 28/11/2011 Tamanho do Texto


"O Brasil tem alguns maus políticos porque tem maus eleitores. É preciso que as pessoas votem conscientes, tenham participação política. Com voto consciente, ou seja, maior participação política dos brasileiros e investimentos em setores fundamentais da sociedade, poderemos ter um Brasil mais justo e desenvolvido". A opinião é da estudante paraense Sílvia Adriany Almeida, 17 anos, que nos dias 16, 17 e 18 deste mês atuou como senadora no Plenário do Senado Federal. A atuação parlamentar da estudante ocorreu como parte do projeto "Jovem Senador", do Senado Federal, que selecionou estudantes a partir de um concurso de redação. Os 27 vencedores foram a Brasília (DF) conhecer o Legislativo Federal. os estudantes são do 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas e representaram os Estados e o Distrito Federal.

Sílvia passou três dias como senadora da República, inclusive tendo um projeto aprovado em plenário ( o que prevê a inclusão da Constituição Federal como tema transversal no Ensino Fundamental e Médio), e ainda ganhou, pela participação no projeto, um notebook, medalha e diploma de senadora jovem, um certificado de participação como finalista do concurso e terá a redação que fez para o projeto "Jovem Senador" publicada por iniciativa do Senado Federal. A estudante recebeu, ainda, a redação impressa em banner. A posse dos 27 jovens senadores contou com a presença do presidente do Senado, José Sarney, que saudou a todos.

Estudante do 2º ano do Ensino Médio a Escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor José Márcio Ayres, no Tapanã, Sílvia pretende cursar Letras ou Biologia. "Eu gosto muito de ler e escrever, gosto de Gramática", afirmou. Entre os autores preferidos estão Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. Sílvia Adriany é filha do motorista de ônibus Daniel Lopes Barreto, 45 anos, e da dona de casa Simone do Socorro Almeida Barreto, 40, e tem umn irmã: Daniella Cristina Almeida Barreto.

Sílvia contou que em agosto foi entregar a lista de frequência dos alunos de sua turma à professora de português, Lilliane Leal Garcia (que a acompanhou na viagem de cinco dias ao Senado), e foi perguntada se gostaria de participar de um concurso de redação. "Como eu gosto de Português, afirmei que sim. Aí, a professora me deu o tema eu fiz a redação. O professor de sociologia, Albert Pereira, foi quem me inscreveu no concurso. Na redação, Sílvia ressalta que os brasileiros podem construir um Brasil melhor por meio de atitudes positivas relacionadas ao meio ambiente e do voto consciente".

"Os principais problemas no Brasil que eu identifico são, em primeiro lugar, a fome e miséria, a necessidade de melhor atendimento nas unidades de saúde, a falta de investimentos na educação pública e a corrupção", observou Sílvia."Eu aprendi muito com essa experiência em Brasília, observando como funciona o Senado Federal". Os senadores Fernando Flexa Ribeiro e Marinor Brito participaram das atividades dos senadores jovens.

Nenhum comentário: