sábado, 12 de março de 2011

SERÁ QUE ANA CUMPRIU A PROMESSA FEITA?

Igreja prega a preservação


Crédito parcial Edição 12/03/2011 do jornal amazônia

Missa no ginásio da uepa abre a campanha da fraternidade, que tem como tema o meio ambiente

A Arquidiocese de Belém fará hoje, às 8 horas, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na avenida Almirante Barroso, a missa solene que marca a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011 (CF- 2011). A celebração eucarística será presidida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e busca refletir sobre o tema deste ano da mobilização: "Fraternidade e a vida do Planeta". Em seguida, são esperados cerca de cinco mil fiéis para abraçar o Bosque Rodrigues Alves como símbolo de proteção à biodiversidade. Na ocasião, também haverá a distribuição de mudas doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Bosque.

O coordenador-geral da CF na Arquidiocese de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, explica que "um dos objetivos desse momento litúrgico é incentivar os fiéis a refletirem sobre a defesa da natureza, para que se sensibilizarem com a causa e proporcionem momentos para que elas possam também plantar árvores", informa.

A ideia da Campanha da Fraternidade é motivar os fiéis e a sociedade a refletirem sobre um problema de relevância social. Este ano a mobilização discute o meio ambiente e o problema do efeito estufa. Não é a primeira vez que esse assunto é tratado na CF: em 1979 foi a primeira vez que a preservação do meio ambiente foi pautada; em 1994, teve a preservação da água como assunto; e em 2007, a Amazônia. A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) coordena a Campanha da Fraternidade.

Me veio a lembrança de promessa da ex-governadora inclusive com a presença do lulalele, de que no Pará seriam plantadas 1 milhão de árvores, duvidei e minha dúvida se concretizou, na época foi feito grande alarde e propaganda de governo paga com o nosso dinheiro e foi um disperdicio. As pessoas mais concientes e esclarecidas a exemplo de jornalistas e bloggueiros não comprometidos com atos de malsevação do dinheiro público escreveram sobre o assunto.

Eu e minha mulher não prometemos mais plantamos algumas árvores enfrente a escola gondim lins em ananindeua e outras enfrente o mercadinho santa marta no guajará I. Só me resta um consolo ANA foi deposta, desapeada do poder pelo POVO em outubro do ano de 2010.

Nenhum comentário: