segunda-feira, 14 de março de 2011

DEDICO A VOCÊ

Especialistas acreditam na educação como o caminho ideal para se obter êxito em todas as esferas da vida. Porém é sabido que as condições para percorrer esse caminho são desiguais. Para uma parcela da sociedade, são oferecidas escolas sem infraestrutura e professores sem a qualificação adequada, acreditem em pleno ano 2011constatei um caso em que professora da rede pública aplica um metodo embaraçoso e ineficais no processo ensino aprendizagem, ela faz com que o aluno na faixa etária de 8 anos escreva os numerais repetindo várias vezes, assim: ex: escreva de 120 a 180o aluno deve escrever o nº 120 até o final da linha do caderno e na linha seguinte 121 e assim sucessivamente. Se ela fizesse na ordem crescente escreva de 120 até 180e o aluno fizesse 120- 121- 122 e assim por diante tudo bem, As consequências, muitas vezes, são catastróficas, a criança fazendo a copilação excessiva sem necessidade pode muito bem adquirir uma lesão na mão a exemplo dos digitadores, que normalmente sofrem com a doença LER ou DOC, tal comportamento de ensino repetitivo vai na contra mão do processo ensino aprendizagem que é justamente o construtivismo ensinado por PAULO FREIRE e outros grandes teóricos da educação. sendo assim sem nexo ou razão de ser, certamente se essa criança não tiver um acompanhamento dos pais ou responsaveis, ou orientação para dá continuidades nos seus estudos ela fatalmente passará a fazer parte dos altos índices de evasão escolar e envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade.

Essa discussão está presente sempre nas reuniões pedagogicas nas escolas entre os professores e direção, a vivência na escola, já de longos anos me dá uma visão ampla do que se pode mudar partindo do bom administrar seja por parte da gestora USE local ou da iniciativa da direção com professores e toda comunidade estudantil da Instituição escola em sí.

Existe discusão permanente entre educadores, analisando as razões que levaram à evasão escolar, aos altos índices de repetência e ao envolvimento com a criminalidade isso não só nas escolas perifericas, a evasão se dá menos nas camadas mais altas, não se sabe ao certo ou seja não se tem um diagnostico preciso o por que o adolescente deixa de estudar e buscar um futuro melhor para entrar na criminalidade, se não vejamos o que leva uma jovem de classe alta a se envolver com pobre e drogadicio e ir além dos absurdos matar ou mandar matar os próprios pais que lhe provem todo os gostos, seja por utensilios de marcas e outros que ficam distantes daquele jovem da escola periferica.

Nessa minha andança pela educação de jovens e adultos já são quase três décadas, trabalhei exclusivamente com crianças no fundamental menor por 20 anos, hoje trabalho com jovens e adultos na faixa etária maior que antes, e observo que os adultos estão buscando a sala de aula principalmente senhoras na sua grande maioria, pois passaram a perceber que o caminho é a educação para conseguirem um lugar no mercado de trabalho.

A partir de minhas observações ao longo dos anos posso apontar seguramente que a falta de interesse como uma das principais causas para a evasão escolar, já que ao conversar com centenas de educandos eles relembrarem a época em que estudavam, diziam-se desmotivados com a escola ou constituiram família cedo ou tiveram que trabalhar quando deveriam realmente esta na escola. Algumas escolas, hoje, não se apresenta como algo interessante. Muitas vezes, o estudante chega ao ambiente educacional e não é acolhido. Em um ambiente hostil, e ele não consegue se adaptar a ela acaba preferindo a rua, onde encontra outros atrativos. O resultado é que muitos chegam aos 17 anos lendo e escrevendo com muita dificuldade ou analfabetos”.

Posso afirmar com segurança que o problema esta lá no ínicio na base, seja no seio famíliar ou na escola-creche que em muitos casos não ensinam a convivencia em grupo e ensinar o desafio de vencer o bom combate na vida como um todo.

Comparo a educação infantil do ser humano como um grande prédio a ser contruido, primeiro vem a parte mais dificil e complexa que é o inicio da obra a fundação e os preparos para a resistência do material no seu todo até a conclusão da obra. Se for feito uma péssima fundação ou tiver alguns comprometimentos desde o ínico aparti do trabalho antigo de bate-estaca acredito que hoje já seja mais moderno quem sabe incluindo RADIER, MOLAS DE AMORTECEDOR CONTRA TERREMOTO, GRANDES BLOCOS DE BORRACHA RESISTENTE, PRÉDIO VERTICAL PARA O SENTIDO CONTRÁRIO DO TRADICIONAL OU SEJA NO SENTIDO DO SUBSOLO.

Nesse sentido e com esse comparação, na minha pequenes faço avaliação, quando um adolescente chega à Funcap, é porque tudo em sua volta falhou: a escola, a família, as políticas sociais e a comunidade onde ele estava inserido.

Em suma falhamos todos nós.

Nenhum comentário: