domingo, 20 de março de 2011

MULHER SOFRE

A mulher em nossa sociedade esta ganhando espaço significativo nos diversos setores produtivos de nossa sociedade. A realidade tem sido cada vez mais frequente, especialmente nas pequenas empresas. Conheço empresas e Instituições têm mulheres como presidentes. A atuação da mulher administradora têm conquistado progressivamente mais cargos de chefia.

No entanto a mulher sofre constantemente com a violência, seja no lar, no trabalho, na rua, no transporte coletivo ou mesmo em consultório médico, quando se depara com profissional anti-ético e aproveitador, isso tudo sofre mais a mulher pobre no sentido restrito da lei, aquela que não pode pagar um plano de saúde ou aquela que ainda esta lutando no sentido de buscar uma colocação no mercado de trabalho.

A violência em geral já é preocupante e contra mulher é mais ainda porque gera uma série de desdobramentos.

A área da saúde precisa saber o que e onde está acontecendo (a violência) para poder desenvolver ações de combate.

É fundamental que no posto de saúde ou em outros centro de atendimentos a mulher exista um departamento para atender reclamações ou sugestões a cerca do funcionamento daquele órgão ou mesmo uma simples caixa de reclamações e sugestões. E que realmente seja obrigatório a existência de formulários nesses locais públicos e que tais reclamações ou seguestões vá parar nas mãos de quem possa resolver possiveis falhas no atendimento.

Em se tratando de casos mais graves deve-se estimular as vítimas a fazer a denúncia às autoridades policiais.

Nenhum comentário: