domingo, 11 de abril de 2010

ÉTICA COMPORTAMENTAL

EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL
Não me considero um simplista ao afirmar que a Educação não é mais que o ensino de como sobreviver e de como conviver.
As artes e técnicas das profissões necessárias para o sobreviver, acrescidas de pinceladas de uma cultura geral frágil, cujo objetivo é levar vantagem na competição pela sobrevivência, preenchem praticamente todo o currículo escolar. A educação para conviver é secundária. No entanto, para o bem da humanidade, ensinar a conviver deveria vir antes, deveria preceder a todo o resto da pedagogia.
Enquanto para ensinar a sobreviver a Escola conta com especialistas em cada matéria, para ensinar a conviver ela dispõe, na maioria das vezes – entre as dezenas de professores –, de apenas um, que carrega nas costas essa tarefa, claro estou falando do professor de ensino fundamental, e este é o Orientador Educacional. Quando ele falta, ou não é competente, ou não dispõe de meios, então resta apenas a repressão: um diretor que suspende alunos, disciplinários ou auxiliares de ensino que repreendem, advertem, e tentam manter a ordem em clima de confronto, mas fica difícil e muito difícil para o profissional da educação disciplinar alunos que convivem com a falta do básico em uma Instituição de ensino ou em qualquer lugar, vamos da o exemplo de uma escola que não oferte o simples direito do aluno beber água ou então uma sala de aula com 4 ventiladores, sendo que um não tem palheta, dois não giram e o que gira fica fazendo PLEFE, PLEFE, PLEFE, incomodando e prejudicando o exercício do aprendizado.
O indivíduo problemático é sempre o que não se adapta, o que não convive bem com os outros, desde os primeiros anos da sua formação. Resumindo, é um imaturo.Como estudante, é o que cria diariamente grandes perturbações na escola, não chega sequer a formar um grupo com os demais, em suma ele implica com tudo, sempre acredita que tem razão, mas não cumpre seus deveres e nem tão pouco faz o mínimo para amenizar a situação delicada que encontra-se sua escola, ele quer tão somente ganhar nota 10 em seus assentamentos escolares. Esse aluno ou alunos dos quais estou me reportando quando não tem aula ele fica dentro da sala, e quando o professor está em sala ele sai e fica perambulando pelos corredores e ainda liga o aparelho em volume alto atrapalhado quem quer ensinar e os que querem aprender, e mais ouve um uma porcaria e ainda quer obrigar as outras pessoas a ouvirem um LIXO na expressão mais próxima do que são essas “...ela tá doida ...beba...tá doida/tá beba, é o líder da desordem, como poderá aprender o que necessita para ter emprego e salário, criar uma família respeitável, e assumir outras responsabilidades sociais importantes? Quando ele se mantém um desajustado irresponsável, por exemplo, na Faculdade de Medicina, como poderá ser um bom médico? Isso seria um desastre ele adentrar para uma faculdade de medicina, e infelizmente assim são em geral as Escolas, e assim são em geral os alunos, sejam eles favelados ou gente rica.
Formação Comportamental. Acredito que os alunos receberiam com interesse ensinamentos relativos à maturidade pessoal, à aceitação no convívio social; posturas corretas respeitantes a Boas-maneiras e Etiqueta; conhecimentos sobre as profissões, e outros temas, inclusive um "tira-dúvidas" em assuntos de natureza mais pessoal e íntima, ou qualquer tópico que preocupasse a algum dentre eles. A atividade que chamo Formação Comportamental compreenderia palestras de especialistas convidados, grupos de discussão, projetos, visitas educativas, Teatro Pedagógico, redação de textos, etc. distribuídos ao longo dos anos do Ensino Fundamental (antigo Primeiro Grau) e do Ensino médio (antigo Segundo Grau); para seu desafogo, não seria limitada a um único período letivo.
É importante que a Formação Comportamental tenha caráter de atividade aberta, sem o conteúdo programático fixo de uma disciplina. Assim se evitaria que despertasse antagonismos e contestações, ou se alegasse ser limitadora da liberdade individual, ou que representasse essa ou aquela corrente de pensamento, uma reação que seria semelhante à oposição que despertou o ensino da disciplina "Moral e Cívica" no passado. Não comportaria avaliações, pois o aluno não gostaria de ser avaliado e receber menção em uma matéria que ele entenderia ser de sua livre aceitação. Porém, a sua sistematização como atividade definiria seu caráter pedagógico, e evitaria que fosse tomada como simples atividade de "aconselhamento". A Formação Comportamental tem por objeto essencialmente o ensino da boa convivência e dos meios para o jovem alcançar sua maturidade pessoal..
O Orientador Educacional. Desde l942 as leis brasileiras fazem obrigatória a orientação educacional nas escolas. Na maior parte dos casos, os orientadores educacionais são consultores para a Direção e interlocutores entre os pais, o aluno e a escola. Disciplinam o estudante, reúnem-se e discutem problemas didáticos e disciplinares com os professores e com os pais do aluno, aplicam e interpretam testes padronizados, promovem eventos que estimulam o relacionamento interpessoal, e aconselham o encaminhamento a psicólogos e psiquiatras dos casos de desvios mais complexos.
Sempre pensei que o educador poderia fazer muito pela formação do aluno se ele pudesse reservar algum tempo justamente para ensinar os alunos a CONVIVER – na Escola e, por extensão, na família e na sociedade. Faria isto por meio da Formação Comportamental, como uma atividade educativa paralela, extracurricular, uma vez que os currículos abrem pouco ou nenhum espaço para isto. Meu propósito aqui é sugerir o modo como essa atividade poderia se concretizar em clima de autonomia e criatividade, responsabilidade e disciplina. O tom convocatório do título é por pensar que uma orientação firme no sentido moral, psicológico e cívico, nunca foi tão urgente para a juventude como nos dias atuais.
Apresentada a proposta, quero torná-la mais clara particularizando alguns tópicos que integrariam a programa da Orientação Educacional, dos quais alguns já estão esboçados em sala de aula e meu propósito mais recente na tentativa de evitar a evasão escolar e motivar o aluno ao estudo e pesquisa como se um prêmio fosse conforme se vê abaixo:


PROPOSTA DE TRABALHO DE ENSINO INOVADOR (POR LUCINO CAMPOS)
PROJETO: FAZER COM QUE NOSSO CORPO DISCENTE AO CONCLUIR O ENSINO MÉDIO TENHA SUA CNH (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO).
JIUSTIFICATIVA:
O ensino médio, no Brasil, tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de maior complexidade na estrutura de políticas pública de enfrentamento de desafios estabelecidos pela sociedade contemporânea, em decorrência de sua própria natureza, enquanto etapa intermediaria entre o ensino fundamental e o ensino superior. Não podemos pensar unicamente em formar pessoas para o ensino acadêmico, o mercado de trabalho está vasto e absolvendo técnico de outras praças nos diversos campos das profissões, diversas empresas ao cadastrar pretensos funcionários, em um de seus itens de exigências, solicita a CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ( C N H ).
Dessa forma podemos dizer que estamos apresentado inovação na nossa Escola (E.E. E.M. ANTONIO GONDIM LINS). Entendemos que: se implantarmos essa inovação estará estimulando nosso alunado ao interesse nas diversas disciplinas, uma vez que uma das exigências será bom desempenho escolar como um todo, e certamente diminuirá a evasão escolar.
METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS, TEÓRICAS.
Quem terá direito? Apenas os alunos do 1º ANO E EJA 1ª ETAPA, que terão aulas de noções básicas de trânsito e de legislação e outras pertinentes, acontecendo progressão e no ano seguinte 2º ANO até o 3º ANO e 2ª ETAPA, quando cumprida todas as etapas pertinentes ao dirigir com habilidade, terá sua CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ( CNH ), garantida pelo órgão competente.
As aulas próprias para se habilitar ao cumprimento da legislação de trânsito, como por exemplo: a) legislação de trânsito deverá ser ministrada pelo proponente;
As demais, como: TRÂNSITO, DIREÇÃO DEFENSIVA, deverá ser feito convênio com auto-escola, através de parceria com o DETRAN ou A SEDUC, para se alcançar o objetivo o pagamento das taxas pertinentes deverá ser arcadas por recursos próprio do projeto ENSINO MÉDIO INOVADOR.
ANANINDEUA/PA, 15 de março de 2010
LUCINO SARAIVA DE CAMPOS FILHO –PROFº

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Texto excelente !