O objetivo destas normas é
o de uniformizar a publicação de conhecimentos.
Todas
as normas estão sujeitas a atualização sem periodicidade estipulada.
As FIRB utilizam as normas
bibliográficas da ABNT.
|
|
|
NBR 14724:2001 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos -
Apresentação
|
- Informações pré-textuais
|
- Informações
textuais
|
- Informações
pós-textuais
|
- Formas de
apresentação
|
NBR 10520:2001 Informação e documentação - Apresentação de citações em
documentos
|
- Regras gerais
|
NBR 6023:2000 Informação e documentação- Referências- Elaboração
|
|
|
|
NBR 14724:2001 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos -
Apresentação
|
|
Dissertação: muito conhecido como "tese
de mestrado", o que não existe.
Tese: termo utilizado somente para
trabalhos que visam o título de "doutor".
Trabalho acadêmico: trabalho de graduação ou
conclusão de curso, são os trabalhos denominados TCC, TG, TGI e outros.
A estrutura do trabalho é composta por 03 partes:
Pré-textuais; Textuais e Pós-textuais.
Para cada etapa existem informações obrigatórias e
opcionais.
|
|
|
Pré-textuais:
|
|
Capa (obrigatório): nome do autor;
título; subtítulo (se houver); número de volumes (quando houver mais de um);
local da instituição onde será apresentado; ano de entrega.
Folha de rosto (obrigatório): Anverso: a) nome
do autor; b) título (deve ser claro, preciso e identificar o conteúdo do
trabalho); c) subtítulo (se houver, deve evidenciar sua subordinação, através
do sinal de dois pontos; d) número de volumes (se houver mais de um, deve
constar em cada respectiva folha de rosto; e) natureza (dissertação, tese e
outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), nome
da instituição a que é submetido, área de concentração; f) nome do orientador
e, se houver, do co-orientador; g) local da instituição h) ano da entrega. Verso: Deve conter
apenas a ficha catalográfica.
Folha de aprovação (obrigatório): contém autor,
título e subtítulo se houver, local e data de aprovação, nome, assinatura e
instituição dos membros componentes da banca examinadora.
Dedicatória (opcional): o autor presta
homenagem ou dedica seu trabalho.
Agradecimentos (opcional): àqueles que contribuíram de maneira relevante, ou
mesmo instituições de fomento (Fapesp, Capes, CNPq etc.)
Epígrafe (opcional): o Elemento
opcional, traz a citação de um pensamento, que de certa forma serviu de base
ao trabalho, seguida de seu autor.
Resumo na língua vernácula (obrigatório): deve ser um
texto claro e conciso, não apenas tópicos. Precisa ser objetivo para não
passar de 500 palavras no máximo. E, logo em seguida, apresentar as palavras
mais representativas do conteúdo do texto, ou seja, as palavras-chave.
Resumo em língua estrangeira (obrigatório): idêntico ao item
anterior, apenas em língua estrangeira.
Sumário (obrigatório): consiste na
enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na
mesma seqüência em que aparecem. Não tem o mesmo objetivo do índice.
Lista de ilustrações (opcional): deve apresentar na
mesma ordem em que aparece no texto. Recomenda-se uma lista para cada tipo de
ilustração. Ex.: (quadros, gráficos, plantas etc.)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional): relação em ordem
alfabética, seguida das palavras ou expressões correspondes grafadas por
extenso. Recomenda-se uma lista para cada tipo.
Lista de símbolos (opcional): deve apresentar na
mesma ordem em que aparece no texto, com seu devido significado.
|
|
|
Textuais
|
|
Introdução: deve constar a delimitação do
assunto tratado, objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para
situar o tema.
Desenvolvimento: parte principal, contém a
exposição ordenada e pormenorizada do assuntos, divide-se em seções e
subseções. Varia em função da abordagem do tema e método.
Conclusão: parte final, apresentam
conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
|
|
|
Pós-textuais
|
|
Referências (obrigatório): conjunto
padronizado de informações retiradas do material informacional consultado.
Apêndice (opcional): texto utilizado
quando o autor pretende complementar sua argumentação. São identificados por
letras maiúsculas e travessão, seguido do título. Ex.:
APÊNDICE A - Avaliação de células totais aos quatro dias de evolução
Anexo (opcional): texto ou documento
não elaborado pelo autor para comprovar ou ilustrar. São identificados por
letras maiúsculas e travessão, seguido do título. Ex.:
ANEXO A - Representação gráfica de contagem de células
Glossário (opcional): lista alfabética de
expressões técnicas de uso restrito, utilizadas no texto e suas respectivas
definições.
|
|
|
Formas de Apresentação
|
|
Formato: papel em branco, formato A4
(21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se a fonte
tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de
rodapé.Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.
Espacejamento: todo o texto deve ser digitado
com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os
resumos devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem
ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços
simples.
Notas de rodapé: digitadas dentro da margem,
ficam separadas com espaço simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a
partir da margem esquerda.
Indicativo de seção: o indicativo numérico precede
seu título, alinhado à esquerda, somente com o espaço de um caractere. Para
os títulos sem indicação numérica, ficam centralizados.
Paginação: a numeração é colocada a partir
da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior
da folham a 2,0 cm da borda superior, ficando o último algarismo da borda
direita da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume a seqüência deve ser
mantida no volume seguinte, a partir do texto principal.
Numeração progressiva: é utilizada para destacar o
conteúdo do trabalho. Pode-se usar demais recursos existentes, como caixa
alta, negrito etc.
Citação: menção de uma informação
extraída de outra fonte. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela primeira
vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parênteses.
Equações e fórmulas: aparecem destacadas no texto,
de forma a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o
uso de uma entrelinha maior que comporte por exemplo, expoentes, índices etc.
Quando destacadas devem ser centralizadas. Quando fragmentadas, por falta de
espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos
sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ilustrações: Figuras: elementos autônomos
que explicam ou complementam o texto. Qualquer que seja seu tipo (gráfico,
planta, fotografia etc.) deve ter sua identificação como "Figura"
seguida de seu número de seqüência de ocorrência no texto em algarismos
arábicos. A legenda deve ser breve e clara. Tabelas: de caráter
demonstrativo, apresentam informações tratadas estatisticamente. O título
aparece na parte superior, precedido da palavra "Tabela" seguida de
seu número de seqüência de ocorrência no texto em algarismos arábicos. Para
tabelas reproduzidas, é necessário a autorização do autor, mas não é preciso
esta menção. Se não couber em uma única folha, deve ser continuada na folha
seguinte e, nesse caso, não é delimitada por traço horizontal na parte
inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na nova folha. As separações
horizontais e verticais para divisão dos títulos das colunas e para fechá-las
na parte inferior, evitando separação entre linhas e colunas. Para os dois
casos, sua inserção deve estar próxima ao texto respectivo.
|
|
|
|
NBR 10520:2001 Informação e documentação - Apresentação de citações em
documentos
|
|
|
Existem 04 definições para
citação:
Citação: menção, no texto, de uma
informação extraída de outra fonte;
Citação direta: transcrição textual do autor
consultado;
Citação indireta: transcrição livre do autor
consultado;
Citação de citação: transcrição direta ou indireta
em que a consulta não tenha sido no trabalho original.
|
|
|
Regras Gerais
|
|
1- Quando o(s) autor(es)
citado(s) estiver no corpo do texto a grafia deve ser em minúsculo, e quando
estiver entre parênteses deve ser em maiúsculo.
2- Devem ser especificadas, o ano de publicação,
volume, tomo ou seção, se houver e a(s) página(s).
3- A citação de até 03 linhas acompanha o corpo do
texto e se destaca com dupla aspas. Exemplos:
Barbour (1971, v.21, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos
terrenos"
"Não se mova, faça de conta que está morta" (CLARAC; BONNIN, 1985,
p. 72)
4- Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer
um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte e sem as aspas.
Exemplo:
Devemos ser claros quanto ao
fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de
duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta
pode ser orientada para uma "ética das últimas finalidades", ou
para uma "ética da responsabilidade". Isso não é dizer que uma
ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade,
ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem
princípios (WEBER, 1982, p.144).
5- Para citações do mesmo autor com publicações em
datas diferentes, e na mesma seqüência, deve-se separar as datas por vírgula.
Exemplo:
(CRUZ, 1998, 1999, 2000)
6- Nas citações que aparecerem na seqüência do texto
podem ser referenciadas de maneira abreviada, em notas:
- apud - citado por,
conforme, segundo;
- idem ou id - mesmo autor;
- ibidem ou ibid - na mesma
obra;
- opus citatum, opere citato
ou op. cit. - obra citada;
- passim - aqui e ali (quando
foram retirados de intervalos);
- loco citato ou loc. Cit. -
no lugar citado;
- cf. - confira, confronte;
- sequentia ou et seq. -
seguinte ou que se segue.
Somente a expressão apud pode ser usada no decorrer do texto.
7- Para a monografia, o autor deverá escolher qual o
tipo de chamada usará:
- Autor-data: quando a
chamada para a citação é feita pelo sobrenome do autor e a data de publicação,
ou
- Numérico: quando a chamada
é feita pelo número correspondente na lista de referências bibliográficas,
previamente alfabetada.
|
RECOMENDA-SE
|
Aos alunos (estudantes) do ensino
fundamental e médio, normalmente os professores aceitam o básico para um
trabalho escolar simples, se for manuscrito o que é recomendável para evitar
o tão usado ‘’CONTRO V e CONTRO C’’ COPIA.
Se for manuscrito deve ser em papel
folha dupla (papel pautado, papel almaço) e não se escreve no verso do papel,
não se faz todo os procedimentos exigidos
em um TCC (monografia).
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário