terça-feira, 24 de março de 2015

PONTE DO MOJU ESTARÁ PRONTA LOGO LOGO



Iran Lima: “Já são cinco meses de obras paradas da ponte do Rio Moju”
Deputado do PMDB anuncia manifestação popular no próximo dia 23 de março, quando completa um ano do desabamento da ponte.

O deputado Iran Lima (PMDB) criticou o abandono, por parte do governo do Estado, das obras da ponte sobre o Rio Moju, que desabou após ser atingida por uma balsa. Iran revelou que o sentimento é de desespero com os prejuízos que o atraso nas obras está causando aos empresários e moradores de toda a região Sul e Sudeste do Pará; e anunciou uma manifestação no próximo dia 23 para cobrar providências do governo do Estado.
“Mais uma semana se passou a nada das obras continuarem. Já são cinco meses de obras paradas. Esta é uma situação que não pode permanecer. Muitas empresas fizeram seus planos contando com a infraestrutura de acesso e agora já não querem mais implantar seus projetos na região. Corremos um risco de retrocesso e grandes prejuízos à população”, disse Iran.
O deputado explicou que o atraso prejudica empresas que se instalam tanto na Transamazônica quanto na PA-150. “Um dos portos mais próximos, tanto dos Estados Unidos quanto da Europa é o porto de Vila do Conde, mas o acesso fica impossível sem a ponte. Isto é um grande descaso e inoperância do governo; e traz prejuízos ao desenvolvimento do Estado e à população do Pará”, afirmou.
Durante a audiência pública que discutiu a prestação de contas do governo do Estado, referente ao último bimestre de 2014, o secretário de Planejamento, José Colares, informou que a seguradora da ponte pagou entre janeiro e fevereiro cerca de R$ 13 milhões de reais ao governo do Estado, a título de indenização. “No entanto, o próprio governo informou imediatamente que este dinheiro não servirá para dar continuidade às obras, mas somente para pagar as despesas com o aluguel de balsas para fazer o transporte. O valor é de cerca de um terço do valor das obras de recuperação da ponte, mas infelizmente não será usado para esta finalidade”, disse Iran.
Iran Lima também anunciou que, no próximo dia 23 de março, quando completa-se um ano de desabamento da ponte, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moju, o Sindicato dos Empregados de Empresas Rurais de Moju, o Sintepp e outras entidades, juntamente com a população do Moju estão se organizando para fazer uma manifestação para cobrar providências do governo. “Além da manifestação, eu já solicitei uma audiência pública para trazer os secretários de Planejamento e de Transportes para prestar esclarecimentos sobre os recursos encaminhados pela seguradora ao Estado e sobre o andamento das obras e seu cronograma”, disse Iran.

Nenhum comentário: