sexta-feira, 13 de março de 2015

ENSINO MÉDIO E A NOVA PROPOSTA CURRICULAR

Ensino Médio tem nova proposta curricular em 2015

"Pela primeira vez os alunos poderão acompanhar, pelo Guia do Estudante, cada etapa do conteúdo programático do Ensino Médio", ressalta Clara Yunes.


A partir do primeiro dia de aula nas escolas da rede estadual pública de ensino, cujo ano letivo começará na próxima segunda-feira, 9, 300 mil estudantes do Ensino Médio vão contar com uma nova proposta curricular, priorizando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como informa a professora Clara Yunes, diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), “na primeira semana de aula, as escolas receberão o Guia do Estudante, com orientações e detalhamento de como será a programação de aulas e atividades pedagógicas ao longo do ano”.
Clara Yunes observa que os estudantes poderão, pela primeira vez, a partir do Guia do Estudante, acompanhar cada etapa do conteúdo programático do Ensino Médio, que este ano terá avaliações unificadas bimestrais em preparação ao Enem 2015. “A cada dois meses, alunos do Ensino Médio da rede passarão por avaliação unificada com relação às matrizes do Enem, os chamados simulados, de forma a se ter um diagnóstico do processo ensino-aprendizagem, para que se possa combater as principais dificuldades”, destaca a professora.
A proposta curricular abrange uma sistemática de ensino e estrutura de conteúdos, em sintonia com as competências e habilidades do Enem, de modo a facilitar o repasse de conteúdos pelo professor aos estudantes em sala de aula. A nova proposta curricular será tema de uma webconferência a partir das 14 horas desta sexta-feira (6), no auditório da Seduc, com a palavra inicial do secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes.
Essa atenção especial à formação dos estudantes de Ensino Médio, elencada pelo secretário Helenilson Pontes como prioridade para as escolas da Seduc, visa elevar o desempenho dos alunos no Enem, cuja nota é, hoje em dia, o principal passaporte para ingresso no ensino superior.
Clara Yunes destaca ser importante o comparecimento dos estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio às escolas no primeiro dia de aula, pelo fato de que neste começo de ano letivo a nova proposta curricular, incluindo o calendário de avaliações, será apresentada.
“Para esse começo de atividades nas escolas, nós realizamos previamente jornadas pedagógicas com professores, em parceria com os gestores de Unidades Seduc na Escola (USEs), para as escolas de Belém e das Unidades Regionais de Educação (UREs), para as escolas do interior do Estado”, afirma Yunes. Todo um trabalho de monitoramento da rede física das escolas é realizado pela Seduc, envolvendo as secretarias adjuntas de Ensino e de Logística Escolar.

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