sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ENDOSCOPIA

Apesar da grande eficácia na prevenção e diagnóstico para o tratamento de diversas doenças, seja uma simples gastrite ou até hemorragias e tumores em seu estado  inicial, a endoscopia digestiva ainda é vista com receio e até certo temor pela população. O medo de sentir dores ainda é o que leva pacientes a adiarem ou desistirem de realizar o procedimento. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) alerta para a importância do exame, que garante diagnósticos de doenças do aparelho digestivo e até antecipa o tratamento de cânceres em estado inicial.

Já fiz meia dúzia de endoscopia após suspeitar de que teria adquirido uma gastrite - inflamação no estômago. Depois de sedado, você não lembra nada do exame e não senti nenhuma dor, pois a anestesia faz com que você adormeça. Já nos momentos em que os efeitos vão passando, a reação vária de pessoa para pessoa, pois, os organismo reagem de maneira diferentes, em alguns casos você não reconhecesse nem mesmo as pessoas ao seu redor. Eu sempre acho bom porque não sinto nada. .

Porém, são raros os casos em que o paciente sente dores depois do exame. O normal é você não sentir qualquer dor. O que varia de paciente para paciente é a reação aos efeitos da anestesia. Uns são mais sensíveis e demoram mais tempo para voltar ao normal, mas em média o efeito dura no máximo meia hora.
Olhar para dentro

A palavra endoscopia significa olhar dentro do paciente. Sob sedação, o paciente é examinado com um aparelho chamado endoscópio, que penetra o canal gastrointestinal para visualizar possíveis enfermidades no esôfago, estômago, duodeno e, ainda, verificar alterações na mucosa.

Quando se detecta qualquer alteração no exame, é feita a retirada de amostras para que sejam encaminhadas para biópsia. Com o passar do tempo, os aparelhos de endoscopia só evoluem. Hoje em dia você pode contar com aparelhos muito modernos, que oferecem imagens em alta definição, precisão no zoom e diversas melhorias.

Um exame de endoscopia pode ser solicitado a alguém que esteja sentindo sintomas de gastrite, como dor, sangramento pela boca ou pelo ânus, emagrecimento, etc.
O exame tem duração de dez minutos. A recuperação dos efeitos da anestesia dura no máximo 30 minutos, dependendo da sensibilidade do paciente.

Portanto, se você estiver sentindo dores estomacais, procure um médico para fazer a endoscopia, eu recomento o quanto antes melhor.

Nenhum comentário: