terça-feira, 11 de junho de 2013

PÃO E CIRCO

anem et circenses [ludos] é a forma acusativa da expressão latina panis et circenses [ludi], que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
Espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores, eram promovidos nos estádios para divertir a população; nesses estádios, pão era distribuído gratuitamente.
O custo desta política foi enorme, causando elevação de impostos e sufocando a economia do Império.


O TEMPO PASSA AS COISA MUDAM 

Se passaram algumas décadas, desde a minha infância, não faz muito  tempo! O tempo é revisor, o tempo em em é corregedor, o tempo é esclarecedor. Ao histórico passado o tempo tempera com a saudade, ou antagoniza segundos. Quando olho meu abdome dilatado, meu rosto enrugado meus segundos, minha vida passa, minha cabeça lúcida, meus pensamentos se antagonizam, uma briga constante do querer e do poder, acredito que sou jovial, minha cabeça manda o corpo já não obedece, não pulo muro, não subo em árvores, sinto saudades de tempo não muito distante, me realizo em admirar a juventude mais saudável do tempo idos. mas vejo essa juventude trilhando caminhos perigosos, morrendo na jovialidade  Então passa a observa meu corpo e vejo o dorso da minha mão enrugando.  Não mais vejo o respeito aos pais, aos professores, e, aos mais velhos, o deboche de meninos e meninas, e isso me entristece, muito mais do que ver meu corpo se modificando e fico alegre em saber que quanto mais vivo mais inteligente fico, até quando. Obrigado! meus DEUS.

Nenhum comentário: