1ª) No governo de Prudente de Morais surge, no
interior da Bahia, um movimento messiânico, entre 1894 e 1897, liderado por
Antônio Conselheiro. Várias campanhas militares foram necessárias para o seu
extermínio.
Assinale a alternativa correta que indica o objetivo desse movimento.
a) Antônio Conselheiro desejava unir comunidades como a de Canudos e do Caldeirão, fundando uma república.
b) A intenção do Beato era aliar-se ao Quilombo dos Palmares e formar com os quilombos uma república no interior da Bahia.
c) O objetivo de Antônio Conselheiro era chamar a atenção para problemas de ordem religiosa. Abandonando a religião católica, fundou uma seita que se assemelhava com as seitas medievais.
d) No arraial de Canudos, Antônio Conselheiro liderou milhares de jagunços, que se organizaram em uma comunidade, sem propriedade privada. Defendiam, ainda, a restauração da monarquia e esperavam a volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto em batalha contra os árabes.
e) Aliado do padre Ibiapina, Antônio Conselheiro fundou, com este, uma comunidade de beatos, com a intenção de apoiar a política desenvolvida pelo padre Cícero, no Ceará.
Assinale a alternativa correta que indica o objetivo desse movimento.
a) Antônio Conselheiro desejava unir comunidades como a de Canudos e do Caldeirão, fundando uma república.
b) A intenção do Beato era aliar-se ao Quilombo dos Palmares e formar com os quilombos uma república no interior da Bahia.
c) O objetivo de Antônio Conselheiro era chamar a atenção para problemas de ordem religiosa. Abandonando a religião católica, fundou uma seita que se assemelhava com as seitas medievais.
d) No arraial de Canudos, Antônio Conselheiro liderou milhares de jagunços, que se organizaram em uma comunidade, sem propriedade privada. Defendiam, ainda, a restauração da monarquia e esperavam a volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto em batalha contra os árabes.
e) Aliado do padre Ibiapina, Antônio Conselheiro fundou, com este, uma comunidade de beatos, com a intenção de apoiar a política desenvolvida pelo padre Cícero, no Ceará.
2ª) A Rebelião de Canudos foi fruto:
a) Do fanatismo religioso de populares sem condições econômicas de subsistência;
b) Do desejo de restaurar a monarquia portuguesa no Brasil;
c) Da conspiração de grupos conservadores;
d) Da organização de grupos de jagunços no sertão;
e) n.d.a.
a) Do fanatismo religioso de populares sem condições econômicas de subsistência;
b) Do desejo de restaurar a monarquia portuguesa no Brasil;
c) Da conspiração de grupos conservadores;
d) Da organização de grupos de jagunços no sertão;
e) n.d.a.
3ª) O Congresso Nacional é bicameral, sendo
composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81
senadores, que representam as 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito
Federal), e a Câmara dos Deputados, integrada por 513
deputados federais, que representam o povo.
O sistema bicameral
foi adotado em razão da forma de Estado instalada no País (federalismo), buscando
equilibrar o peso político das Unidades Federativas.
a) O congresso é
composto de deputados estaduais e senadores
b)
O
congresso é composto de deputados federais e o presidente da república
c)
O
congresso é composto de governadores e o presidente da república
d)
O
congresso é composto de senadores e o presidente da república
e)
Nenhuma
das resposta anteriores
4ª) Os movimentos messiânicos eram mais comuns do
Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, varias revoltas envolvendo
seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade do século XIX.
Como o messianismo foi possível?
a) Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
b)Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.
c)Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
d)Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de peregrinações e orações para salvação da alma.
e)Em razão do clima de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.
a) Devido a concentração latifundiária, o estado de miséria dos camponeses, a prática do coronelismo e a forte religiosidade popular.
b)Devido unicamente a religiosidade do sertanejo que encontrava nas práticas do messias um conforto para a vida miserável que estava submetido.
c)Devido ao grande poder dos líderes messiânicos cujo prestígio era medido pela quantidade de eleitores que controlasse conseguindo desta forma se eleger para os cargos políticos.
d)Em virtude do temor que as profecias dos beatos causavam à população mais pobre, preferindo resignar-se a vida de peregrinações e orações para salvação da alma.
e)Em razão do clima de insegurança que assolava o campo causado pelo banditismo obrigando a população mais pobre abrigarem-se nos movimentos messiânicos para se proteger.
5ª) “Canudos
ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região
árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada
por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza
natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu
grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do
incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis
republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça
arbitrária, da política etc”.
O movimento de Canudos (1896-97),
liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio
Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de
movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As
problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em
grande parte sem solução.
Diante do
texto acima, podemos afirmar que:
a)
Antonio Conselheiro era mal
intencionado e queria ser eleito para cargo de governador
b)
Antonio Conselheiro queria o lugar dos ‘’coronéis’’ e posteriormente ser eleito
c)
Antonio Conselheiro incomodou
padres, fazendeiros e políticos
d)
Antonio Conselheiro era a favor
do voto de cabresto
e)
Nenhuma das resposta anteriores
Resp. 1ª) D 2ª)A 3ª) E
4ª) A 5ª) C
EXERCÍCIO
TURMAS 131/132
1ª) O enfraquecimento das
cidades gregas (Polis) , após a guerra do Peloponeso (431-404 a.C),
possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) persas
e) macedônios
a) bizantinos
b) hititas
c) assírios
d) persas
e) macedônios
2ª) Esparta apresentou um
desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois:
a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
e) Caracterizou-se por um governo autocrático, no qual o grupo dirigente reunia poderes temporais e
espirituais.
a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.
e) Caracterizou-se por um governo autocrático, no qual o grupo dirigente reunia poderes temporais e
espirituais.
3ª) Comparando-se a educação ateniense com a espartana,
conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,
o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,
o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
e) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
4ª) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos
e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas
5ª) O reconhecimento da existência de múltiplos deuses e
deusas, não equivale necessariamente à
adoração de todas as divindades de um ou mais panteões, pois a pessoa tanto
pode adorá-las no seu conjunto, como pode concentrar-se apenas num grupo
específico de deidades, determinado por diversas condicionantes como a ocupação
de quem crer, os seus gostos, a experiência pessoal, tradição familiar, etc.
São exemplos de religiões politeístas as da
antiga Grécia, Roma, Egipto, Escandinávia, Ibéria, Ilhas Britânicas e regiões eslavas,
assim como as religiões monoteístas a exemplo do Brasil.
*Diante do texto
podemos afirmar que: O reconhecimento da existência de múltiplos deuses e
deusas é prática recorrente nos países:
a) Brasil, Grécia e Roma
b) Brasil
c) Grécia
antiga, Brasil
d) Roma, Egito, Pará
e) Nenhuma das
resposta anteriores (NRA)
GABARITO
1ª E
2ª B 3ª
A 4ª C
5ª E
Um comentário:
Uma dica de filme muito boa que entrará em cartaz em agosto nos cinemas é Antonio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões. Saibam mais em: www.antonioconselheiroofilme.com.br
Postar um comentário