segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OLHA O QUE NOS ENSINA EDILZA FONTES

O resultado da nossa enquete, não representa qualquer possibilidade de vitória do delegado Moraes na prévia interna do PT.

O delegado Moraes é um candidato indicado pelo grupo de militantes que gira em torno do ex-deputado Mario Cardoso e, não tem hoje densidade eleitoral interna para ganhar as prévias. Aliás, as prévias no PT estão hoje viciadas (!!) e ganha quem consegue levar mais filiados para votar, ai, incluindo gastos com transportes e com pagamento de filiações, o que requer uma mobilização muito grande de recursos.

O delegado Moraes é cristão novo no partido e sua tendencia é muito pequena.

Já denunciei como foram as estruturas colocadas á disposição para o ultimo PED, os carros e vans a disposição dos eleitores de cada candidatura.

O processo de quitação das mensalidades, apesar de ser proibida a quitação em massa, há sempre um acordo e, elas são feitas de forma coletiva pelas tendências. Nesta prévia, muito militante de base aceita receber uma quantia "x" em recursos, para quitar determinado numero de militante e levá-los para votar no dia. Hoje os militantes pedem uma contribuição por este esforço e acabam ganhando um dinheiro para ir votar, ainda mais que a votação é sempre em um domingo.

As prévias foram uma invenção do PT, uma inovação no âmbito dos partidos brasileiros , mas com o tempo acabaram sendo controlados pelas tendências, que é quem mobiliza a militância nas prévias.

O PT há muito perdeu aquela militância espontânea, e hoje é um partido, que do ponto de vista da sua militância cotidiana, só dispõe de militantes pagos pela estrutura partidária e pelos cargos que tem nas estruturas do poder, seja federal ou estadual e com isto consegue controlar as prévias.

É a primeira prévia do PT de Belém. As decisões para candidatos a governo sempre foi escolha do diretório estadual. Sempre teve um só candidato e nunca teve prévia. Nas eleições municipais de Belém a única que ameaçou ter previa foi a de 1996, quando a então deputada federal Ana Júlia colocou seu nome á disposição, e acabou sendo a vice de Edmilson.

Nas prévias deste ano de 2012, o que vai acorrer é o seguinte,

1- O PT está profundamente dividido, e9 não haverá consenso em torno de uma candidatura.

2- O PT não tem nome para concorrer (com peso politico) frente às outras candidaturas

3-O PT não tem outra saída, a não ser concorrer com candidatura própria para acumular forças para futuras eleições.

4- O campo majoritário, rebatizado de um projeto para o Brasil, concorre com dois nomes, Alfredo Costa (vereador de Belém) e Carlos Bordalo (deputado estadual), a DS com Cláudio Puty (deputado federal), a AE com Fábio Pessoa e o delegado Moraes e Paulo Gaya (ex-vereador) são candidatos mínimos, sem tendência e, que pensam que podem mudar a situação com suas candidaturas.

O Campo Majoritário ficará esperando quem vai para o segundo turno das previas, se o Alfredo ou o Bordalo e aquele grupo que perder negocia a adesão no segundo turno. Está adesão vai de promessas de cargos do futuro governo a abertura de espaços no governo federal, tipo eu abro mão do espaço x pela adesão.

5- Os grupos menores também vão para disputa e negociar espaços e pagamentos de dividas .

Pela correlação de forças que eu conheço, e que deve ter perdido muito militantes, após a perda do governo, não deve ser alterada, tende a ir para prévias o Puty, que deverá perder a prévia no segundo turno para o candidato unificado do Campo Majoritário. Lembrem, que no PED de 2007e 2009, mesmo com o governo na mão, e portanto com mais poder de fogo para negociar, principalmente cargos, a DS perdeu a presidência do PT Belém para o campo majoritário, que no ultimo PED, por exemplo, derrotou a candidata Sueli Oliveira da DS . Ganhou o Apolônio candidato do PT Pra Valer que unificou o campo no segundo turno.

As candidaturas postas não são páreo para as candidaturas de Edmilson, Jordy e Priante. Só para ficar por aqui.

Todas as candidaturas colocadas pelo PT, as que concorrem as prévias, já foram testadas nas urnas e nas ultimas eleições tiveram votação bem abaixo em Belém dos três candidatos que eu citei acima.

Um argumento, pode ser que o PT, como partido, teve mais votos em Belém, o que não é verdade, se somarmos os votos da legenda estadual e de federal, veremos que PPS, PMDB tiveram mais votos que o PT na capital, se somarmos os votos para deputado estadual, veremos que o PMDB e o PSOL tiveram mais votos.

Os outros candidatos estão sorrindo com a prévia do PT. Além de demonstra a não unidade interna, o resultado não traz perigo para disputa.

Assim esta o PT hoje.

Nenhum comentário: