sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ME ORGULHO DOS ALUNOS DA ESCOLA FRANCISCO PAULO MENDES

Rivalidade entre estudantes transforma avenida Almirante Barroso em praça de guerra. Uma das escolas acabou invadida e depredada.

Alunos das escolas Pedro Amazonas Pedroso e Paulino de Brito se armaram com pedras e facas para se enfrentar na manhã de ontem, na avenida Almirante Barroso. Um adulto e quatro adolescentes foram detidos pela Polícia Militar e duas facas foram apreendidas. Durante a confusão, a escola Paulino de Brito foi invadida e depredada por alunos da escola "rival".

O quebra-quebra começou em frente a escola Paulino de Brito. Dezenas de estudantes foram para a rua e com facas e pedras nas mãos iniciaram o tumulto. A Polícia Militar foi chamada e chegou ao local por volta das 11h40, mas acabou sendo atacada pelos estudantes. A maioria dos brigões conseguiu escapar, apenas um homem foi preso e nove adolescentes apreendidos. Depois de conversar com a diretora, os adolescentes foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e o adulto para a seccional de São Brás.

De acordo com o capitão Cordovil, alguns estudantes do Pedro Amazonas Pedroso chegaram a invadir o Paulino de Brito, quebraram cadeiras e fugiram pulando o muro de trás da instituição. Entre os detidos, dois eram da escola Pedro Amazonas e quatro da Paulino de Brito. "As viaturas tiveram que se dividir para ir atrás deles, porque eles correram em difeções opostas", conta o soldado Heraldo, da Polícia Militar.

Vendedor de bombons dentro do colégio, Antônio Nazareno disse ter visto apenas a chuva de pedras vindo do lado de fora. Sua reação foi guardar a banca e proteger duas crianças que esperavam os pais próximo ao portão. "Me abriguei aqui por baixo e fui guardando minhas coisas porque eu não sabia o que era", relata.

Segundo a PM, a ocorrência de ontem foi o resultado de uma troca de ofensas entre estudantes das duas escolas na última quarta-feira. "Na situação, houve ameaça mútua e temeu-se pela concretização da promessa de briga e danos. A ação da direção da escola Paulino de Brito foi eficaz, fechando os portões e acionando o policiamento que conseguiu conter os ânimos". Sobre as apreensões, a assessoria da PM esclareceu que foram encaminhados à Data três alunos do Pedroso, quatro do Paulino de Brito e mais dois adolescentes não pertencentes a nenhuma das escolas, colegas dos envolvidos", informou a assessoria da PM.

O confronto já é o terceiro registrado este ano

A briga entre os alunos das duas escolas foi o terceiro registrado este ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), segundo a assessora de segurança escolar, Heloisa Aguiar. A assessora, no entanto, nega que exista uma guerra entre as instituições. "Estes são episódios isolados. Os alunos recebem educação para combater esta violência gratuita. A informação passada pela polícia é de que haviam alunos do Amazonas Pedroso no telhado do colégio Paulino de Brito, mas os estudantes não foram encontrados. Aliás, muitas vezes são pessoas que se passam por estudantes destas escolas", afirmou.

Ela diz que a Seduc possui, dentro das escolas, profissionais qualificados para tentar evitar essas brigas. "Quando identificamos algum tipo de rivalidade, imediatamente informamos à polícia e depois aos pedagogos e psicólogos para que orientem os alunos", explicou a assessora de segurança escolar da Seduc.

A assessoria de comunicação da secretaria informou que a Companhia de Policiamento Escolar (Cipoe) foi acionada para acompanhar e apurar quem são os estudantes da escola Pedro Amazonas Pedroso envolvidos na invasão e que a direção da escola registrou Boletim de Ocorrência na Data, onde permanecem os envolvidos.


Na Escola Paulo Mendes tem moças que trabalham para ajudar na renda familiar, tem hipp rop, tem a melhor banda marcial de ANANINDEUA, tem projetos diversos, tem pracinha com mesas de lazer onde os alunos bringam de jogo de dama, tem uma quadra de esporte espetacular e a escola não sofre depredação, os alunos (as) são nota DEZ.

POR ESSES E OUTROS MOTIVOS ME ORGULHO DE MEUS ALUNOS DA ESCOLA PAULO MENDES.

Nenhum comentário: