Há pouco mais de dez anos, em 19 de março de 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram início a uma das guerras mais caras, polêmicas e desastrosas de sua história, que durou nove anos.
A invasão foi deflagrada durante o governo de George W. Bush (2001-2009), um ano e meio após os ataques do 11 de Setembro. O objetivo era eliminar um suposto arsenal de armas de destruição em massa que nunca foi encontrado e acabar com a ditadura de Saddam Hussein, um dos líderes mais violentos do Oriente Médio.
Saddam foi deposto em 2003 e executado três anos depois. Mas os militares americanos permaneceram no Iraque para manter a segurança e formar um governo democrático que representasse as diferenças étnicas e religiosas do país. O que se seguiu foi uma guerra civil entre milícias xiitas e sunitas, cujo período mais violento durou até 2007.
O certo é que mataram SADDAM covardemente. conforme videos, a bem da verdade EUA queria tão somente o petróleo dos iraquianos.
As tropas americanas foram retiradas em 2011, como cumprimento de uma promessa de campanha do presidente Barack Obama. Passados dez anos, a economia iraquiana está melhor do que na época de Saddam, mas a democracia ainda é frágil e as instituições políticas, instáveis.
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário