quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SENHORA DE JOSÉ DE ALENCAR

Se dividi em quatro partes intitulados: O preço, quitação, posse e o resgate.

O romance conta a história de como Aurélia Camargo, jovem debutante de 18 anos , bela e herdeira de uma grande fortuna, resolve vingar-se do homem que, no passado, a havia humilhado, trocando-a pelo dote de outra mulher.
Aurélia encarrega seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento por dote de cem contos de réis, e consegue assim comprar o marido Fernando Seixas, seu ex-noivo. Ele aceita, mesmo sob a condição de não saber a identidade da pretendente.
Na noite de núpcias, Fernando se surpreende ao ver assinado por ele aceitando  um adiantamento do dote. Com isso Aurélia completa seu plano de vingança, pois humilha o marido comprando e lhe dita as regras da convivência conjugal: em casa  seriam estranhos, mas para a sociedade seriam um casal perfeito.
Fernando submete-se à situação, e passa a obedecer sua esposa como um escravo serve ao seu senhor, mas ao mesmo tempo, readquire seu orgulho e põe-se a trabalhar para reunir o dinheiro necessário ao seu resgate.
Ao recuperar o dinheiro recebido pelo dote, Fernando quita a sua divida para com Aurélia e recupera sua liberdade. Ela, então, lhe mostra o testamento que fizera no dia do casamento, nomeando-o seu herdeiro universal. Ao provar o seu amor e estando os dois redimidos de seus erros o amor pôde triunfar.

Nenhum comentário: