quarta-feira, 9 de abril de 2014

JURUTI

É com o poema “Juruti, meu orgulho de vida”, que parabenizo todos os amigos desta cidade tão querida do nosso Baixo Amazonas, que hoje comemora 131 anos.
"Juruti, orágono de Nossa Senhora.
Refúgio de Sanches de Brito.
A margem do rio das Amazonas
entre a boca do igarapé do Balaio
e a ponta do Maracá-Açú,
habitada por Conduris e Pocós
dos Juritis e Mundurucu.
Em 1832 é elevada a categoria de freguesia,
outorgada pelo governo provincial do Grão-Pará.
Um ano depois, integra o termo de Faro.
E em dezembro de 1859,
mudou-se da povoação para este lugar.
Pois, no inverno grandes enchentes,
e no verão secam os rios, paranás, igarapés e furos.
E para melhor comodidade,
aqui está minha amada cidade,
Juruti, meu porto seguro.
Em nove de abril de 1883,
neste memorável dia,
veio do governador a determinação.
A então freguesia,
agora com a emancipação,
é município Juruti.
Em 1885, foi fixada a Pedra da Cantaria,
onde faremos as romarias
para que tenhamos fé, paz e alegria.
Hoje, Juruti ou Juriti
és por tanta gente querida
por sua tradição tribal
e sempre por Deus protegida.
És o santuário da saúde, e das belezas naturais
e de riquezas minerais,
és meu orgulho de vida
meu berço amigo, meu abrigo.
Juruti de todas as raças,Juruti de todas as crenças,
Juruti de todas as massas.
Cidade do meu coração,
Juruti de tantos sabores,
Juruti de todas as cores,
Juruti de muitos amores,
Juruti, és minha paixão".
Por Gilson Gomes

Nenhum comentário: