segunda-feira, 31 de março de 2014

PRA FABIANA SE DELICIAR E ESCOLHER

MARX não se limitou, apenas aos estudos teóricos. Desenvolveu, durante sua vida, intensa atividade política, no decorrer da qual foi elaborando a doutrina do socialismo proletário revolucionário. O caráter radical de suas idéias e atividades politicas valeu-lhe perseguições; foi exilado, levou uma vida difícil de grandes privações. iniciou a obra de difusão de sua ideologia revolucionária, colaborando na Gazeta Renana, que, ao ficar sob orientação de Marx, teve sua publicação proibida. Mudou-se para Paris,  onde elaborou a doutrina do conhecimento cientifico juntamente com Friedrich Engels, foi expulso da capital francesa, Marx passou a residir em Bruxelas, onde entrou para uma sociedade secreta, a liga dos justos, cujo nome foi logo mudado para Liga dos comunistas. Marx redigiu o famoso Manifesto comunista, publicado em 1848.

O marxismo, partindo da filosofia clássica alemã da economia  política inglesa e do socialismo francês, Marx elaborou um sistema de ideas, que ficou conhecido com marxismo, cujo conteúdo fundamental, a doutrina econômica, não pode ser compreendido sem o conhecimento de sua fundamentação filosofia, adepto do materialismo filosófico, do Feuerbach que logo depois passou a critica-las por defenderem  um materialismo mecanicista que não aplicava o método dialético e concebia o ser humano de modo abstrato, e não como um "conjunto das relações sociais"  Marx também ficou conhecido na sua célebre afirmação   "OS FILÓSOFOS NÃO FIZERAM SENÃO INTERPRETAR O MUNDO DE DIVERSAS MANEIRAS: TRATA-SE AGORA DE TRANSFORMÁ-LO".

Segundo as idéias e as doutrinas marxista, não são idéias (superestrutura) que governam o mundo, mas, ao contrário, é o conjunto das forças produtivas materiais (infra-estrutura) que determina todas as idéias e tendências.
Quanto mais Marx  se aprofundava no estudo da história., Marx elaborou  a teoria da luta de classe, pela qual explica claramente a evolução das instituições sociais. "A história de toda a sociedade humana até nossos dias, Marx afirma é uma história de luta de classes. exemplos: a) Mestres e aprendizes; b) senhores e escravos, resumindo em um discurso que já podemos considerar ultrapassado "OPRESSORES E OPRIMIDOS",   sempre frente a frente, empenhados em uma luta ininterrupta, ora velada, ora ostensiva; em uma luta que conduz a cada etapa à transformação  revolucionária de todo o regime social ou quem sabe o seu extermínio de ambas as classes.

Na obra o capital, Marx expõe sua doutrina econômica, fazendo uma análise das leis que regem o sistema capitalista de produção, não se limitando apenas a criticar pontualmente, mas fez a critica de toda a economia politica burguesa e de seus métodos. Ao criticar na produção capitalista, que aparentemente cada um produza o que quer e como pode, existe leis, como a lei do valor, o qual é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário à produção da mercadoria. Assim, estabelece-se que o valor resulta diretamente das relações entre as pessoas e não entre as coisas.

Nenhum comentário: