sábado, 20 de novembro de 2010

LEMBRANDO NAILSON

Quem foi NAILSON ?

Foi meu primeiro mestre na UFPA, homem afeito a organização e disciplina, contestador das coisas erradas, lutou e muito para que a UFPA, alcançase o nivel de excelência em educação e pesquisa.

Nada do que é humano me é estranho. Se a memória, embotada pelos anos de fechamento e madrugadas não me prega alguma peça, esta frase de Karl Marx espelha bem o não-estranhamento meu diante de algumas atitudes humanas, assim se dirigia a mim NAILSON.

Sempre ao término de um relato brutal por parte de humanos, como foi o caso de holocausto na II grande guerra mundial, e a derrubada das duas torres gemeas nos EUA, ele pronunciava "....Nada do que é humano me é estranho".

NAILSON, sempre que se referia a algum adversário ou inimigo declarado ou mesmo a algum político corrupto,devido suas cobranças constantes na aplicabilidade séria e honesta dos recursos público, respeitosamente não pronunciava o nome da pessoa, e sim aquele senhor ou aquela senhora.

Lutou bravamente e silenciosamente, contra molestia grave, em um de nossos longos diálogos a beira do rio guamá, falou-me certa vez: Você quer entender história, vá a GRÉCIA antes que ela desapareça.

Ainda não pude atender o conselho de tão nobre mestre. Obrigado! por tudo e descanse em paz.

Nenhum comentário: