domingo, 11 de outubro de 2009

C I R I O DE N A Z A R É


HISTÓRIA DO POVO PARAENSE
Em 8 de setembro de 1793 houve o primeiro Círio oficial. Naquele ano, o governador português Francisco Coutinho, impressionado com as romarias à ermida de Nazaré (hoje Basílica de Nazaré), decidiu organizar uma festa pública para divulgar a devoção à Virgem. Às vésperas da festa, o governador adoeceu. Prometeu à Virgem que se melhorasse iria buscar a imagem na ermida para levá-la até o Palácio do Governo, onde faria celebrar uma missa. Em seguida, a traria de volta em romaria.
Recuperado, o governador cumpriu sua promessa e assim se iniciou a maior procissão religiosa do Brasil, nas ruas de Belém. Em 1882, o bispo dom Macedo Costa decidiu que o ponto de partida do Círio não seria mais o Palácio do Governo, e sim a Catedral, como tem sido até hoje. Este ano, inclusive, a missa voltará a ser realizada em seu interior, pois desde 2005 o templo estava fechado para reforma, sendo entregue à população no dia 1º de setembro deste ano.
Basílica tem grande valor histórico, diz o padre Praxedes Garcia
O padre Praxedes Santos Garcia, da Diocese de Abaetetuba, voltou ao Brasil após uma temporada na Espanha. Assim que chegou a Belém ele foi logo à Basílica de Nazaré, onde se reuniu com um grupo de membros da Paróquia Cristo Redentor, rezou e até tirou fotos na escadaria do templo. 'Essa é uma igreja que tem um valor histórico muito grande e representa a fé do povo, que a cada ano aumenta sua participação no Círio', disse o padre, que lamentou no ano passado ter chegado um pouco tarde à área de entorno da Basílica no dia da procissão e, por isso, não conseguiu nem entrar na rua. 'Estava muito lotada a rua', acrescentou.
Para o padre Praxedes, as ruas lotadas ao longo de todo o trajeto do Círio são uma demonstração de amor. 'Isso mostra o quanto o povo ama e tem fé em Nossa Senhora de Nazaré. E essa fé, na verdade, nos leva a Cristo', explicou o padre, que estava emocionado com a recepção que teve dos fiéis na Basílica.
História que começou com Plácido hoje arrasta multidão, em busca de PAZ, HARMONIA no coração da Santissima Trindade.

Nenhum comentário: