sexta-feira, 8 de março de 2013

PLANO DE CURSO ESCOLA PAULO MENDES


Curso: EJA  ensino médio
Disciplina: História
Professor:  LUCINO CAMPOS
Ano de competência: 2013

    I.    Apresentação:

Quando entendemos que a História é feita de versões e que um mesmo acontecimento pode ser contado de mil formas diferentes, entendemos que é preciso beber de várias fontes para fazer a diferença em qualquer área. O bom historiador deve agir como um detetive, juntando as mais diversas fontes para compor um fato histórico.

Será preciso, portanto, fazer um esforço para que os alunos entendam que eles precisam ter consciência de que a História, matéria básica para o conhecimento humano, não é estática nem feita de verdades absolutas é essencial para o professor e para a formação do aluno. Senão, corremos o risco de cristalizar imagens, conceitos e idéias.

Antes de vermos os assuntos do conteúdo programático, obrigatoriamente veremos o movimento cabano fato histórico no Pará no período regencial, e que até os dias de hoje desperta a cobiça politica de apropriação do fato em si, bem como o "ciclo" da borracha na Amazônia.

  II.    Objetivos:

Desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a  visão de mundo e o horizonte de expectativas, nas relações interpessoais com vários  grupos sociais.
Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.

Articular conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

Tema norteador: Conhecimento abrangente
Tema transversal: Ética e Política.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
Representação e comunicação:
Entender a importância das técnicas contemporâneas de comunicação para planejamento, gestão, organização e fortalecimento do trabalho em equipe, com a utilização das novas tecnologias
Investigação e compreensão:
Compreender a sociedade, sua gênese e transformação.
Contextualização sócio-cultural:
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania.

III.    Conteúdo Programático:

I UNIDADE
A história antes da escrita:
Como a História começou
A ocupação da América
Povos da Antiguidade:
Oriente Próximo: Sociedade, reinos e impérios;
O mundo grego
O mundo romano
A cristandade medieval em conflito com o islã
A formação do mundo medieval
Nascimento e expansão do Islã
O apogeu do feudalismo
A espiritualidade medieval

II UNIDADE
O nascimento do mundo moderno
O encontro dos mundos
As várias Áfricas
Américas conquistadas
Faces do Renascimento
Tempo das Reformas
O absolutismo em marcha
Sociedades coloniais na era do mercantilismo
Impérios e sociedades coloniais
A colonização na América portuguesa
A América portuguesa em expansão
A África nos tempos do tráfico atlântico

III UNIDADE
Guerra e paz na época moderna
Tempo de guerras
Tradição e mudança na vida cotidiana
Inglaterra revolucionária
O Colapso do Absolutismo e do Sistema Mercantilista
O Século das Luzes
A França Revolucionária
Revoluções nas Américas
O império luso-brasileiro no século XVIII
O Brasil transforma-se em um império

PROJETO – HISTÓRIA E MEMÓRIA
(Sábados – Obrigatório Facultativo ao professor ou seja tema livre )
Coleta de entrevistas, fotografias, depoimentos, vídeos, documentos históricos;
Debates e Excursões;
Produção de Material (Artigos, Textos, Jornais, consulta ao Blog Lucino Campos e outros, história da fundação de Ananindeua)

IV.    Metodologia:

Aula expositiva;
Debates;
Projetos de História;
Visitas técnicas a Prédios Históricos;
Problematização de questões sociais, políticas, econômicas e culturais (local; estadual e nacional);
Leitura e compreensão de textos;
Leitura de imagens;
Investigação de documentos;

V.    Recursos didáticos:

Livros;
Textos apostilados, jornais, revistas;
Laboratório de informática;
Cartolina, papel madeira, fita adesiva, grampos, câmara filmadora e fotográfica, pen-drive, CD ou DVD, pincel atômico, mapas políticos, mini-system,  folha de isopor, papel ofício, quadro para exposição de fotografias.

VI.    Avaliação:
Testes, Prova, Dissertações, Resenhas, Projetos e Exercícios complementares (Orais ou escritos).
Obs.: A avaliação qualitativa servirá apenas para complementar a nota de acordo com o rendimento do aluno em sala de aula. Essa nota terá pontuação de 0(zero) a 1(um) e será avaliação continuada (todas as aulas serão avaliativas acrescentada na média da unidade perfazendo o total máximo de 100 pontos a cada bimestre.

VII.    Bibliografia Básica:

ARRUDA, José Jobson de A. Arruda e PILETTI, Nelson. Toda a história, história geral e história do Brasil. Volume único, Editora Atica, São Paulo. 2004




Escola E. Francisco Nascimento Paulo  Mendes
Curso: Fundamental
Disciplina: Estudos Amazônicos
Professor:  LUCINO CAMPOS
TURMA 503/504/603
Ano de competência: 2013

    I.    Apresentação:
Quando entendemos que o meio ambiente, englobando a biodiversidade, e dela depende o ser humano e que  pode ser explorada sem ser degradada. portanto, a sustentabilidade vem garantir que a floresta  pode ser explorada com responsabilidade sem degradar o ecosistema em assim torna-se fonte de fornecimento de materia prima continuamente.

Desde o surgimento da revolução Industrial, que o homem passou agredir a natureza, buscando a materia prima e o meio ambiente a nivel global
Será preciso, portanto, fazer um esforço para que os alunos entendam que eles precisam ter consciência de que a preservação se faz nescessario, para a sobrevivência do ser humano.
Antes de vermos os assuntos do conteúdo programático, obrigatoriamente veremos o "ciclo" da borracha, que impulsionou o grande desenvolvimento e propiciou a construção de grandiosos prédios nas Capitais Belém e Manaus. e que até os dias de hoje desperta o interesse de turistas de várias regiões do planenta.

  II.    Objetivos:

Desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.

Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo na conservação do meio ambiente em beneficio de todos.

Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades em conservação da floresta, e que se faz nescessario o reflorestamento em área já degradadas e o replantio da área a ser explorada garantindo assim que não haja a degradação do meio ambiente como um todo.

Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a  visão de mundo e o horizonte de expectativas, nas relações homem x floresta.
Compreender as transformações no mundo e o fornecimento de materia prima, na relação de consumo sem prejuizo das populações em torno da área explorada, seja com derrubada de árvores para formação de pasto ou a instalação de MEGA projetos como exemplo as hidreletricas.

Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de projetos que degradam o meio ambiente e interferem na cultura do povo da floresta.

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

Tema norteador: Sustentabilidade e Cidadania
Tema transversal: Ética e Política.
Competências e habilidades a serem desenvolvidas
Representação e comunicação:
Entender a importância da preservação do meio com a utilização das novas tecnologias seja em uma simples roça ou mega projeto.
Investigação e compreensão:
Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e seus múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e os processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.
Contextualização sócio-cultural:
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos sem destruir a natureza.

III.    Conteúdo Programático:

I UNIDADE

Conhecendo o espaço Geográfico Amazônico
A Amazônia no mundo
Organização do espaço amazônico
Conhecendo os estados amazônicos
Cidade e campo na Amazônia
Atividades
                                                                                                                                                             
II UNIDADE
O espaço amazônico
O espaço da riqueza e da pobreza
A importância da floresta
Problemas socioambientais das cidades na Amazônia
Áreas protegidas da Amazônia
Atividades                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
III UNIDADE
Extrativismo e agricultura na Amazônia Colonial
A diversidade do mundo Amazônico
Conflitos no período colonial Amazônico
A diversidade natural do mundo Amazônico
Degradação ambiental e conflitos sociais


PROJETO – HISTÓRIA E MEMÓRIA –
(Sábados – Obrigatório Facultativo ao professor)
Coleta de entrevistas, fotografias, depoimentos, vídeos, documentos históricos;
Debates e Excursões;
Produção de Material (Artigos, Textos, Jornais, consulta ao Blog Lucino Campos e outros, história da fundação de Ananindeua)

IV.    Metodologia:

Aula expositiva;
Debates;
Projetos de Estudos Amazônicos;
Problematização de questões sociais, políticas, econômicas e culturais (local; estadual e nacional);
Leitura e compreensão de textos;
Leitura de imagens;
Investigação de documentos;

   V.    Recursos didáticos:

Livros;
Textos apostilados, jornais, revistas;
Laboratório de informática;
Cartolina, papel madeira, fita adesiva, grampos, câmara filmadora e fotográfica, pen-drive, CD ou DVD, pincel atômico, mapas políticos, mini-system,  folha de isopor, papel ofício, quadro para exposição de fotografias.

VI.    Avaliação:
Testes, Prova, Dissertações, Resenhas, Projetos e Exercícios complementares (Orais ou escritos).
Obs.: A avaliação qualitativa servirá apenas para complementar a nota de acordo com o rendimento do aluno em sala de aula. Essa nota terá pontuação de 0(zero) a 1(um) e será avaliação continuada (todas as aulas serão avaliativas acrescentada na média da unidade perfazendo o total máximo de 100 pontos a cada bimestre.

VII.    Bibliografia Básica:
Coleção paradidático /estudos amazônicos
autores: Mauro Cezar Coelho
             Amélia Bemerguy
             Luana Bagarrão Guedes



Escola E. Francisco Nascimento Paulo  Mendes
Curso: Fundamental
Disciplina: Estudos Amazônicos
Professor:  LUCINO CAMPOS
TURMA 703
Ano de competência: 2013


I - IDEM (ver 503/504/603)
II- IDEM


III.    Conteúdo Programático:

I UNIDADE
Megas projetos (Hidreletrica de Belo Monte)
O fim do período colonial brasileiro

II UNIDADE
A cabanagem

III UNIDADE
Africanos e Afrodescendentes na Amazônia

 IV UNIDADE
A sociedades da Borracha




PROJETO – HISTÓRIA E MEMÓRIA –
(Sábados – Obrigatório Facultativo ao professor)
Coleta de entrevistas, fotografias, depoimentos, vídeos, documentos históricos;
Debates e Excursões;
Produção de Material (Artigos, Textos, Jornais, consulta ao Blog Lucino Campos e outros, história da fundação de Ananindeua)

IV.    Metodologia:

Aula expositiva;
Debates;
Projetos de Estudos Amazônicos;
Problematização de questões sociais, políticas, econômicas e culturais (local; estadual e nacional);
Leitura e compreensão de textos;
Leitura de imagens;
Investigação de documentos;

   V.    Recursos didáticos:

Livros;
Textos apostilados, jornais, revistas;
Laboratório de informática;
Cartolina, papel madeira, fita adesiva, grampos, câmara filmadora e fotográfica, pen-drive, CD ou DVD, pincel atômico, mapas políticos, mini-system,  folha de isopor, papel ofício, quadro para exposição de fotografias.

VI.    Avaliação:
Testes, Prova, Dissertações, Resenhas, Projetos e Exercícios complementares (Orais ou escritos).
Obs.: A avaliação qualitativa servirá apenas para complementar a nota de acordo com o rendimento do aluno em sala de aula. Essa nota terá pontuação de 0(zero) a 1(um) e será avaliação continuada (todas as aulas serão avaliativas acrescentada na média da unidade perfazendo o total máximo de 100 pontos a cada bimestre.

VII.    Bibliografia Básica:
Coleção paradidático /estudos amazônicos
autores: Mauro Cezar Coelho
             Amélia Bemerguy
             Luana Bagarrão Guedes


FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. 
Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. 

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.
Augusto Cury]
hoje tivemos a grande satisfação de manter o primeiro contacto com os alunos abaixo:
TURMA 503   ( TARDE )01- KARINA FEITOSA NASCIMENTO I02- JESSICA CAMILE SODRÉ I03- THAYNARA MOTA RIBEIRO I04- DAYSE DOS SANTOS CARDOS I05- LORRANA ARAGÃO DE FREITAS I06- VITÓRIA MONTEIRO DA SILVA I07- KALLYNE STHES REIS SILVA I08- ERIKA DE SOUSA PIRES I09- JONH VICTOR DE SOUZA DA SILVA I*10- JEFFERSON DO NASCIMENTO I11- MARLLEY RODRIGUES DA SILVA SILVA I12- EMANUEL EVARISTO DOS SANTOS I13- JOSIAS KELVIN DOS SANTOS MACIEL I14- RENAN DO NASCIMENTO I15- JORGE MANOEL LEITE DA SILVA I16- ANDREIA COUTINHO DOS SANTOS I17- RAYKY SOUSA ALMEIDA I18- RICHARD ROBERT DA C. OLIVEIRA I19- ROGER WYLLEN DOS SANTOS GOMES20- ANA BEATRIZ L. DA SILVA21- GEANE DA COSTA  SILVA22- JHON HENRIQUE LOBO FONSECA23- YASMIM DOS SANTOS SILVA24- KLEISON DA SILVA GOMES JUNIOR25- ANA BEATRIZ L. DA SILVA


  1. TURMA  504  (TARDE )

*01- ANTONIO DO ESPIRITO SANTO OLIVEIRA I

02- LUCAS SOUSA ALMEIDA I

*03- WESLEY VICTOR SILVA MOURA I
04-  ANA VITÓRIA BARROS FONSECA I
05- EVELYN MONIQUE ROCHA VIANA I
06- ANA BEATRIZ SOARES SANTOS I
07- SUELLEM RODRIGUES DA SILVA I
08- JEANINE DE JESUS TELES I

TURMA 603   (TARDE )

01- JHAMILLY CUNHA ALMEIDA I 
02- SUELEM YASMIM JESUS DE BARROS  I
03- ANA CRISTINA BORGES BERNARDES  I
04- NATHALIA CRISTINA RODRIGUES LOBATO  I
05- DILEUZA MARQUES DA SILVA I
*06- JHONATH YURI JESUS DE BARROS  I 
07- JOSIVAN DE MORAES LOBATO I
08- IGOR DE JESUS FONSECA   I
09- CARLOS LORRAN COSTA BARROS I
10- RAFEL JHONY DA SILVA OLIVEIRA I
11- ANDRÉ  LUIS SENA DE ALMEIDA I
12- SELMO  LUIZ SILVA FERREIRA FILHO I 


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