domingo, 19 de dezembro de 2010

BUSCANDO A INTERAÇÃO NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ANO 2010)

A Educação Ambiental enquanto prática educativa não deve resumir-se apenas a algumas comemorações de datas como o dia mundial do meio ambiente, o dia da árvore o dia do índio etc...,. mas também ao desenvolvimento de atividades de longa duração por parte da comunidade escolar. É este tipo de atividade que vai realmente causar alguma correção de rota no comportamento do ser humano e, nas crianças, fará germinar a semente da cidadania, da responsabilidade em todos.

Devemos lançar mão dela, a Educação Ambiental (EA), que pode ser definida como sendo elemento integrador dos sistemas educativos de que dispõe a sociedade para fazer com que a comunidade tome consciência do fenômeno do desenvolvimento e de suas implicações ambientais. Para tanto, deverá servir não só para transmitir conhecimentos, mas também para desenvolver habilidades e atitudes que permitam ao homem atuar efetivamente no processo de manutenção do equilíbrio ambiental de modo a garantir uma qualidade de vida condizente com suas necessidades e aspirações. ,A Educação Ambiental não é a solução "mágica" para os problemas ambientais, é um processo contínuo de aprendizagem de conhecimento e exercício de cidadania, capacitando o indivíduo para uma visão crítica da realidade e uma atuação consciente no espaço social.
Portanto, a mudança de paradigmas no que concerne às relações do homem com seu meio é de vital importância de tal forma que possamos mudar crenças, atitudes e posturas em relação ao meio ambiente.

Para poder dar respostas ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: 1- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; 2- Aprender a fazer , para poder agir sobre o meio envolvente; 3_Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas e, finalmente, 4- Aprender a ser, via essencial que integra aos três precedentes.
Segundo Delors, 2001 O ensino formal “...orienta-se, essencialmente, se não exclusivamente, para o aprender a conhecer e, em menor escala, para o aprender a fazer.

No contexto da prática pedagógica e curricular, o trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece, e também da possibilidade de utilizar conhecimento em outras situações. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, e de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Nesse sentido, as situações de ensino devem se

organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre o Ambiente para compreender a sua realidade e atuar sobre ela. O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola, até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade) é também fundamental para que os alunos possam integrar o que foi apreendido à sua realidade. A possibilidade do aluno poder agir no seu ambiente escolar ou no entorno da escola é a melhor resposta ao nosso trabalho e permite que possamos observar ali, “in loco” seu desenvolvimento.


A Escola Estadual Antonio Gondim Lins foi inaugurada na década de 80 sem uma árvore sequer que proporcionasse um ambiente mais agradável aos alunos através da sua sombra e do visual mais ameno da escola. Buscando melhorar essa situação e, ao mesmo tempo, desenvolver uma prática de sensibilização para a conservação ambiental entre os alunos e os professoras é que o Professor TENÓRIO criou o Núcleo Ecologia humana – Educação Cidadania meio ambiente ( NEHUMANA) que se propunha a desenvolver, como práticas de Educação Ambiental, um programa de plantio de árvores diversas nos espaços livres da Escola Gondim Lins bem como também a criação de horta que deveria ser o complemento da merenda escola em uma época em que então funcionava os níveis fundamental e médio na escola isso desde a década de 90 , lutava não só pela arborização mais também pela coleta de lixo seletiva de lixo nas dependências da escola.
A arborização da escola foi iniciada com o cuidado de gerar uma discussão prévia com os alunos (as) e os (as) professores (as) a respeito do problema contextualizando-os. sob a orientação, do professor TENÓRIO o plantio de mudas de árvores nativas como açaí ipês, pau brasil,, manga, caramba e outras. . Para tanto, receberam antes explicações de como plantar e como cuidar das mudas. A partir do plantio, os alunos passaram a ser seus padrinhos e madrinhas. Da mesma forma, para implantar um processo de coleta seletiva de lixo foi antes feito um questionário com os alunos dos três turnos para sabermos seus conceitos de reciclagem, do que era lixo e assim por diante. Feito isso, foi criada uma área específica para a acumulação do lixo reciclável – garrafas Pet, latinhas de alumínio, garrafas de vidro etc.

RESULTADOS

Como resultado do sucesso da primeira arborização feita no ano de ..19998 os alunos solicitaram a continuidade da atividade o que foi prontamente atendida pela direção da escola Professora OSMARINA BASTOS DE DEUS, e desde o ano de 2008 está surtindo efeito paisagístico na frente da escola no canteiro central, em que foram plantadas árvores por iniciativa própria do PROFESSOR LUCINO CAMPOS, que dá um charme não só na via mais também na própria escola. . O aspecto da escola hoje é digno de elogios que não param de chegar aos ouvidos da diretora isso em se tratando da arborização. Um fato deve ser ressaltado: nenhuma muda foi até hoje depredada pelos alunos. Em relação à coleta seletiva, os alunos não deram mais importância,deduzo que tenha sido devido a aposentadoria do Professor TENÓRIO ou a direção da escola não teve o apoio devido por parte de quem de direito em relação as caixas coletoras devidamente identificadas como: coleta seletiva. . Podemos verificar que há uma mudança de comportamento de vários de nossos alunos e até mesmo pela comunidade no entorno no desprezo pela coisa pública ou seja nosso patrimônio esta sendo depredado, nota-se logo na entrada, o muro sem cuidados devidos e as grades estão sendo roubadas bem como os portões de ferros das salas de aulas por parte de pessoas inescrupulosas.
.
“A Educação Ambiental é a adoção de procedimentos e atitudes fundamentadas no conhecimento de conceitos e fatos da natureza, objetivando uma melhor qualidade de vida, em harmonia com os componentes do meio ambiente. É um processo de aprendizagem relacionado à interação do ser humano com o ambiente natural”.

Por isso, é fundamental o desenvolvimento de práticas educativas além, é claro, das comemorações citadas anteriormente. E essas práticas devem, preferencialmente, serem atividades de longa duração por parte da comunidade escolar. Portanto “A Educação Ambiental é um processo continuo e muitas vezes longo, dirigido a cada indivíduo, visando a torná-lo consciente da realidade do mundo que o cerca e também do seu papel como participante dos destinos do mundo”.

BUSCANDO A INTERAÇÃO NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
(ANO 2010) , NA E.E.E.M.PROFº ANTONIO GONDIM LINS
ELABORAÇÃO TURMA 2001 TURNO NOITE
COORDENADOR E ORIENTADOR: PROFº LUCINO SARAIVA DE CAMPOS
COLABORAÇÃO: PROFº TENÓRIO
AGRADECIMENTOS AOS PATROCINADORES
01- BELLAS TAPUIAS:
02- PROFº TENÓRIO

Nenhum comentário: