domingo, 13 de junho de 2010

BAIXA DA ÉGUA/CAIXA PREGO

Atendendo solicitação de alunos do ensino médio da escola estadual Antonio Gondim Lins que querem saber como surgiu os termos BAIXA DA ÉGUA/CAIXA PREGO.

Popularmente falando, uma pessoa com raiva manda alguém para 'BAIXA DA ÉGUA".Local distante, geograficamente desconhecido, para onde não se deseja ir e para onde outra pessoa que lhe atormenta deve ser mandada, semelhante a "VÁ PRA CAIXA PREGO" "VÁ PARA O INFERNO" ou " VÁ PARA O QUINTO DO INFERNO" ou "NÃO ENCHE O SACO".

Ainda na minha tênue idade já ouvia esses têrmos e busquei saber com meus mestre mais confiáveis, minha mãe e meu pai e obtive como respostas, que: "Baixa da égua" era uma ladeira muito ingrime e lamacenta localizada no Rio de Janeiro, isso no período Imperial, certamente hoje já teve seu nome modificado.

Já o termo "CAIXA PREGO" é a caixa em que normalmente os carpinteiros e marceneiros guardam suas ferramentas e pregos. Ex: Menino vai pegar o martelo na caixa prego.

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, eu prefiro mandar tomar...onde as patas tomam rsrsrsrsr.
Professor o que quer dizer mesmo essa expressão?!