Por Ana Maria
É uma cena que causa impacto e emoção fortes. O jogador de futebol Daniel Alves, ao ter contra si atirada uma banana no momento em se prepara para cobrar um escanteio durante uma partida na Espanha, abaixa-se, junta a fruta atirada no gramado e a come. Sem solução de continuidade, mostrando que o gesto do espectador racista não o abalou psicologicamente em absoluto, o atleta retoma o curso da partida e chuta a bola.
O gesto ousado e altivo do lateral direito do Barcelona repercutiu positivamente e ele ganhou apoio de celebridades e de jovens em todo o Brasil, em especial porque, poucas horas depois, Neymar, companheiro de Barcelona de Daniel, lançou uma campanha nas redes sociais chamada "Somos todos macacos", publicando um vídeo e uma foto ao lado do filho Davi Lucca, também comendo uma banana. Rapidamente, jogadores, famosos e jovens em geral aderiram ao movimento, postando fotos em que aparecem comendo banana.
Até a presidente Dilma Roussef se manifestou em apoio à forma como o jogador reagiu ao racismo. Para ela, ele teve uma atitude forte que desafiou o preconceito racial que vem sendo observado em partidas de futebol na Europa.
terça-feira, 29 de abril de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário