Trinta e seis mil meninas na faixa etária de 11 a 13 anos devem ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em Belém, no próximo mês. O anúncio foi feito pela coordenadora municipal de Imunizações, Nazaré Athaíde, durante a reunião com diretores e técnicos de 19 escolas estaduais da capital, realizada na manhã de ontem, na Escola Estadual Mário Chermont, na Cremação. Esta foi a primeira etapa de mobilização para discutir a estratégia de implantação da vacina e a importância de imunizar as adolescentes. A campanha de vacinação contra o HPV acontecerá em todo o Brasil no período de 10 de março a 10 de abril. Em Belém, a primeira dose estará disponível, gratuitamente, em Unidades Municipais de Saúde e das Estratégias Saúde da Família, além de, num segundo momento, ser levada também às escolas públicas e privadas.
A importância da vacina contra o HPV reside na prevenção ao câncer do colo do útero que, é a segunda causa de mortalidade do País. "Estudos comprovam que essa vacina tem uma importância maior naquelas adolescentes que ainda não tiveram contato com o vírus. O Ministério da Saúde, junto com o Comitê Técnico Internacional, onde o Brasil é país membro, escolheram essa faixa etária para começar a implantação da vacina".
O HPV é vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário