quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

OS IDOSOS


Meu pai completa hoje 83 anos de idade, estava alegre, muito alegre  com a família reunida, com alguns ausentes. No entanto olhei fundo nos seus olhos, vi o que custa-me a aceitar, vi um guerreiro abatido e pensativo, se esforçando ao máximo para que ninguém percebesse seu olhar distante, com pensamentos em outrora, pensando sei lá o que.

Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilegio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento que eles têm acumulado sobre o mundo.
Os idosos podem ser considerados guardiões da memória, referencia cultural de todo um povo. Basta conversar com um idoso para confirmar essa ideia. Eles podem contar as brincadeiras que faziam quando crianças, as cantigas de roda, a  habilidade em construir seus próprios brinquedos, como pipas, bonecas de pano ou carrinhos de rolimã.

\para a história, significa uma oportunidade única de recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, a possibilidade de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua maioria, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao cortar o bolo, deu ao rebento mais novo aquele o qual o aparou ao nascer, e surpreendeu a alguns presentes,  quando relatou como havia feito o parto de seu próprio filho,

Meu pai, o que mais posso dizer. Além de obrigado!  muito obrigado mesmo por todos os ensinamentos repassado ao longo da vida. Nesta semana, ao visitar minha madrinha de coração CARMITA, no bairro do Guamá me deliciei com palavras belas ditas por uma senhora que o conheceu na sua juventude e disse: ""Seu pai sempre foi e será um homem bom, integro e honrado, como nunca vi igual""
PARABÉNS! meu pai e que DEUS lhe abençoe.         

Nenhum comentário: