domingo, 13 de setembro de 2015

GABARITO DO EXERCÍCIO DO 1º ANO e 1ª ETAPA/ TURMA 231

DATA 14/09/2015 GABARITO  DO EXERCICIO turma 1º ANO e  1ª ETAPA
·         1ª)1ª) c   2ª) b   3ª) b   4ª) a   5ª) d  6ª) d   7ª)  a   8ª) Paleolítico, Neolítico, Idade dos Metais
9ª) ,REVOLUÇÃO  Neolítica ou Revolução Agrícola   10ª) As primeiras comunidades estabelecidas
Eram constituídas de poucas famílias extensas, conhecidas como família clânicas ou clãns, e a reunião de diferentes clãns formavam a tribo.


GABARITO  DO EXERCICIO turma 231
·         1ª)
Letra C. A afirmativa I está incorreta por dizer que a mão de obra utilizada nas áreas de colonização espanhola era exclusivamente ameríndia, o que não é correto, pois houve a utilização de mão de obra de africanos escravizados em algumas regiões, como no Vice-Reino de Nova Granada.

2ª)
Letra D. As alternativas a e e estão incorretas por indicar a existência de diferenciação entre senhores e escravos, o que não ocorreu na região; a b por indicar que a diferença era de classe, e não de cunho étnico, quando houve uma inferiorização do indígena; e c por afirmar que havia o reconhecimento dos mestiços como criollos, sendo que esses eram os filhos de pais e mãe espanhóis nascidos na América.

·         3ª)
Letra A. A mita consistiu em uma das formas de obrigar os indígenas americanos nas colônias espanholas a trabalharem, principalmente nas minas. As condições de trabalho eram péssimas, insalubres, e o retorno em troca do trabalho dispendido era irrisório.

·         4ª)
Letra B. A encomienda e a mita foram as principais formas de exploração do trabalho indígena realizada pelos espanhóis, causando um grande número de mortos e a condenação de inúmeros clérigos e leigos à ação espanhola na América.


5ª)
Letra E. Potosí foi a maior mina de prata encontrada e explorada pelos espanhóis em solo americano.

6ª) era de submissão , com o casamento o marido pelas  leis de Massachusetts, era o dono e senhor da casa, a esposa  não podia ser detentora de bens.

7ª) Devido aos conflitos internos e a Inglaterra enfrentou período de guerras, disputas dinásticas e conflitos religiosos
8ª) Eram famílias, provenientes de pequena burguesia, de comerciantes e pequenos proprietários rurais, e seguiam a doutrina  reformista de CALVINO
9ª) Que o trabalho honesto, a poupança e  o sucesso profissional eram sinais de benção de DEUS e da salvação
10ª) Devido as treze colônias serem núcleos independentes, com bastante força política e liberdade religiosa e devido a Inglaterra esta enfraquecida devido as divisões políticos-religiosa, não conseguiu impor nas colônias o modelo implantado pelas monarquias ibéricas, que se baseava no acumulo de riquezas e na centralização de todas as decisões na América inglesa, fazendo com que fosse reforçado o sentimento de autonomia que conduziu  à luta pela independência, dando origem ao EUA


Gabarito das  TURMAS  2ª ETAPA  "A"  e  "B"   turno noite    



Resposta Questão 1ª) Letra A. A Guerra de Canudos foi liderada pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. O principal motivo desse confronto no Nordeste brasileiro foi a desigualdade social vigente no país durante a Primeira República, que motivou muitas pessoas a se revoltarem contra o governo. A revolta da Vacina também foi um movimento popular contra as políticas oligárquicas que promoveram uma modernização urbana autoritária no Rio de Janeiro na primeira década do século XX. Portanto, as demais revoltas citadas nas alternativas da questão não retrataram movimentos populares contra as oligarquias brasileiras; por exemplo, a Revolta da Armada foi um movimento realizado por militares que questionaram algumas práticas políticas do Presidente da República Floriano Peixoto. A Revolta Federalista foi um desentendimento entre o partido Republicano Rio Grandense (PRP) e o Partido Federalista (PF) no Estado do Rio Grande do Sul. E a Guerra do Contestado foi um movimento de caráter messiânico liderado pelo beato José Maria.
·         Resposta Questão 2ª) A política do Café-com-leite representou o grande predomínio político das oligarquias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais no cenário nacional. Os paulistas, no fim do séc. XIX e início do XX, vivenciaram um grande desenvolvimento urbano provocado pela economia cafeeira, ao passo que os mineiros eram fortes na produção de leite. Sendo, portanto, os dois estados mais fortes e populosos do Brasil, paulistas e mineiros revezaram-se na presidência por décadas até a Revolução de 1930, que rompeu com o acordo do café-com-leite.

·         Resposta Questão 3ª) Letra C. O movimento Tenentista era constituído por jovens tenentes do exército que, apesar de serem conservadores, lutaram contra a política das oligarquias. O motivo mais coerente para essa luta foi que durante a Primeira República os militares brasileiros estavam desvalorizados e sem poder político, longe da época da república das espadas em que os primeiros presidentes eleitos eram de origem militar. Portanto, eles defendiam além do fim das oligarquias (coronelismo); o fim do voto de cabresto; e uma reforma no sistema educacional do país.
Resposta Questão 4ª) Letra A. A Revolta dos 18 do forte de Copacabana aconteceu no Rio de Janeiro em 5 de Julho de 1922 e a Revolta Paulista aconteceu justamente no aniversário de dois anos da primeira revolta, em 5 de Julho de 1924. Foram motivadas pela luta do movimento tenentista contra as oligarquias nacionais que assolavam o país em miséria. Além dessas revoltas, destacou-se também a Coluna Prestes, que percorreu por dozes estados brasileiros fazendo propaganda contra as desigualdades sociais no Brasil.
·         Resposta Questão 5ª) A Revolução de 1930 representou o fim da política oligárquica entre Minas Gerais e São Paulo. Esses dois estados entraram em rota de colisão durante o governo de Washington Luís (1926 -1930), que representava os paulistas. Como o atual presidente era do Estado de São Paulo, o próximo, segundo a política de café-com-leite, teria que ser representado pelos mineiros. Porém, os oligárquicas paulistas romperam com o acordo e lançaram o candidato Júlio Prestes para concorrer nas eleições de 1930. Com o fim do acordo, Minas Gerais aliou-se a outros estados, como Rio Grande do Sul e Paraíba, e lançou a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas. São Paulo, por possuir mais poder econômico e político, conseguiu vencer as eleições. Porém, em 24 de Outubro de 1930, antes de o novo presidente assumir o seu posto, os partidos ligados aos mineiros, gaúchos e paraibanos conseguiram, juntamente com o apoio de militares, aplicar o golpe de Estado, tirando o então presidente Washington Luís do cargo, que foi ocupado de maneira não constitucional pelo político Getúlio Vargas.
·         6ª) Marechal Deodoro da Fonseca
·         7ª) devido não ter sido feitas alterações socioeconômica ou participação popular, e o Brasil continuou a ser um pais agroexportador, distante dos interesses dos que defendiam um projeto de ampla industrialização.

















Nenhum comentário: