Na verdade, a educação começa ainda no útero... Sabe-se através de pesquisas recentes que a criança ouve ruídos do mundo externo e sabe distinguir a voz do pai e da mãe. Sendo assim, no berço, começa a aprender as relações interpessoais.
Na educação informal, cabe aos pais ensinar regras, dá exemplos, ensinar tolerância, solidariedade e cidadania, exigir reciprocidade, disciplina, religiosidade, reforçar a ética e a preservação da terra, já a educação formal ou acadêmica é função da escola e deve ser uma continuação da educação familiar.
É extremamente gratificante para a criança ou jovem quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola. Isto pode ser feito, perguntando o que ele ou ela fez na escola, vendo seu boletim e, sempre que possível, comparecendo às reuniões de Pais e Mestres.
A participação dos pais na escola é importante para a escola e para o filho. Pais e escola devem educar juntos (e não separados) para um bem maior. A criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro para as próximas gerações, depende dessa aliança.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário