Desfile Escolar do Dia da Raça
O Desfile Cívico do Dia da Raça é um evento anual de grande porte que acontece no dia 5 de Setembro em Belém, em prol do Dia da Raça. Dezenas de escolas participam na praça da República, onde os alunos de todas as idades fazem a grande festas de todos, orgulhado seus familiares e amigos, numa exibição impa, em que os adolescentes garbosamente procuram desfilar na longa passarela que é a Presidente Vargas, sabendo que estão sendo visto por centenas de milhares de pessoas seja no próprio local ou nas redes televisivas, algumas mostrando ao vivo o todo o parte dos desfiles, e na certeza que no dia seguinte os jornais mostrarão ampla reportagem.
Tradição e entusiasmo
Esse evento, é ansiosamente esperado por muitas pessoas em Belém, principalmente os alunos e os pais orgulhoso de verem seus pimpolhos. O dia 5 de Setembro é transformado em um grande dia de alegria e ansiedade, infelizmente não se pode dizer que tudo é festa, já a alguns anos o dia de esplendor tem sido alvo de jovens e adultos mal intencionados que transformam o evento em palco de brigas e encontros macabros, transformando os arredores em praça de guerra. As autoridades policiais sempre atentas procuram acompanhar e montam estrategias de neutralidade aos atos nefastos, buscando garantir a ordem e tranquilidade aos familiares e aos estudantes de modo geral.
O evento já tem décadas na avenida presidente vargas, o primeiro ano na avenida foi 1949 e o último foi 2006. em 2007 (primeiro ano da Aldeia Cabana) há quem diga que houve muita decadência no evento. a diferença mais notável entre os 2 locais foi a grande redução do público, na avenida Presidente Vargas, local apropriado para a gurizada e seus acompanhantes, bem como a estudantada que se divertem ora com palmas ora com vaias, vaiam apenas por vaiar, as palmas e vaias surgem espontaneamente como acontecem em grandes eventos.
A partir de 2011 o evento voltou a Avenida Presidente Vargas, quando ouve um aumento espantoso de participantes.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário