A Belle Époque é normalmente compreendida
como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final
do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em
1914. E a 2ª fase da Belle Époque
ocorreu em 1942 a 1946. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão
rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que
algo mais preciso e concreto,
No Brasil, por exemplo, este período tem início em
1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, quando explode o Movimento Modernista, com a realização
da Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo. A Belle Époque
brasileira é, no entanto, instaurada lentamente no país, por meio de uma
breve introdução que começa em meados de 1880, e depois ainda sobrevive até
1925, sendo aos poucos minada por novos movimentos culturais.
Esta era é até hoje relembrada como uma época de
florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz entre o
território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus
mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural
fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. A face artística
é subvertida com o nascimento do Impressionismo e da Art
Nouveau. Em outras terras a arte e a arquitetura nascentes neste momento
são conhecidas como obras de estilo ‘Belle Époque’.
No Brasil a ligação com a França é profunda nesta
fase da História. Entre os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir
a Paris ao menos uma vez por ano, para estar sempre a par das mais recentes
inovações. Em meados do século XIX, cinco importantes mostras internacionais organizadas na cidade-luz
indicaram as novas inclinações estéticas aos artistas de todo o mundo.
Uma delas, a de 1855, revelou uma oposição entre os
seguidores do neoclassicismo de Dominique Ingres e os do romantismo de Eugéne
Delacroix. Este saiu vitorioso do embate, estendendo seu triunfo ao
movimento cultural por ele representado. Nesta mesma exposição o artista
Gustave Courbet, ao ver seus trabalhos rejeitados, montou próximo ao salão das
obras expostas seu Pavilhão do Realismo. Em 1867 seus esforços são
recompensados, pois neste ano ele e sua obra tornam-se o centro das atenções,
com o êxito da escola realista.
Ao mesmo tempo, este período testemunhou a escalada
do socialismo organizado e dos militantes operários. Os confrontos criados por
este novo cenário, somados às controvérsias políticas então vigentes, geraram
um posicionamento dos franceses entre a esquerda e a direita. Mesmo com esta
tensão no ar, o contexto desta época é lembrado como a era dourada, subitamente
abalada pelo início da Primeira Guerra Mundial.
Mudanças profundas marcam o cotidiano da Belle
Époque, provocadas pelo aparecimento de novas tecnologias como o telefone, o telégrafo
sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, entre outras invenções. Paris se torna
o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas,
livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando
várias regiões do Planeta. Toda a elite intelectual consome avidamente os
livros de Baudelaire, Rimbaud, Verlaine, Zola, Anatole France e Balzac,
uma referência existencial para os que estavam sintonizados com os ares da
Belle.
1ª) Diante do
texto conclui-se que:
a)
( ) A Belle
Époque ocorreu exclusivamente na Europa é normalmente compreendida como um
momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século
XIX.
b)
( ) A Belle Époque é normalmente
compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu
início no final do século XIX. Ocorreu
exclusivamente na Europa. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão
rigorosamente seus limites.
c)
( ) A Belle Époque compreende duas fases uma antes da 1ª Grande
Guerra e outra apois 2ª Grande Guerra.
d)
( ) A Belle Époque no Brasil, por exemplo, este período tem
início em 1888, com a proclamação da República.
e)
( ) A Belle Époque compreende duas fases uma antes da 1ª Grande
Guerra e outra durante a 2ª Grande Guerra
2ª) a) ( ) A Belle
Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica
francesa que teve seu início no final do século XIX, e nada está relacionado
com o Brasil.
b) ( ) A Belle
Époque podemos dizer que não foi um movimento cultural.
c) ( ) A Belle Époque nada
esta relacionado com política
d) ( ) A Belle Époque em
nada se relaciona com a revolução industrial
e) ( ) A Belle Époque podemos dizer que foi um movimento cultural.
3ª) A
Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os
países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis
sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o
cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a
Art Nouveau.
a)
(
) A Belle Époque foi esplendorosa
trouxe riqueza e tranquilidade a todos.
b)
( ) A Belle Époque foi considerada uma era de ouro
da beleza, e Belém passou a ser conhecida como cidade das mangueiras.
c)
( ) A Belle Époque
em nada se relaciona com a Revolução Industrial.
d)
( ) A
Belle Époque beneficiou e alavancou o progresso no Sul do BRASIL
e) ( ) ABelle Époque beneficiou e alavancou o progresso no Norte do BRASIL
e) ( ) ABelle Époque beneficiou e alavancou o progresso no Norte do BRASIL
GABARITO: 1ª E 2ª E 3ª E
Desmatamento na Amazônia ameaça a
muitas espécies de rãs de árvore, que são muito sensíveis às mudanças
ambientais (foto:Sapo
Verde).
Florestas tropicais úmidas são biomas muito biodiversos e as florestas
tropicais da América são
consistentemente mais biodiversas do que as florestas úmidas da África e Ásia. Como a maior extensão
de floresta tropical da América, as florestas tropicais da Amazônia têm
inigualável biodiversidade. Um em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na
Floresta Amazônica. Esta constitui a maior coleção de plantas vivas e espécies
animais no mundo.
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