segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O QUE PODEMOS DIZER DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Há 121 anos, no dia 15 de novembro ano de 1889, um golpe de estado liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubava a monarquia e iniciava-se então o regime republicano no Brasil. Deodoro da Fonseca, era Monarca ferrenho foi tutor de D. Pedro II, aproveitou o momento e a conveniência para mudar de lado repentinamente deixou de ser Monarca e passou a ser Repúblicano e foi proclamado o 1º Presidente do Brasil. O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime republicano e por grande instabilidade política e econômica, devido as tentativas de centralização do poder e oposição por parte de outros setores das Forças Armadas. A crise teve seu ápice no fechamento do Congresso Nacional do Brasil, o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca no dia 23 de novembro de 1891.

No entanto, essa é uma conquista contínua, que não se estabeleceu naquela data, mas começou a ser construída naquele momento. "Hoje nós comemoramos evidentemente um grande marco da cultura cívica, um momento importante da contemporaneidade brasileira. Mas essa é uma história que vem sendo escrita todos os dias", afirma.

"A partir de 1870, após a Guerra do Paraguai, a monarquia enfraqueceu muito. A campanha abolicionista começava e os demais países latino-americanos já tinham a condição de república. Quando a proclamação aconteceu, só nós, no continente, tínhamos o regime monárquico. É claro que a proclamação não significou um passe de mágica, todo o primeiro governo republicano, que durou até 1930, com a revolução civil liderada por Getulio Vargas que assumiu o poder durante 15 anos, portanto, até 1945 significou uma longa transição entre um regime e outro". Entretanto, a confirmação e aceitação da república no Brasil, deu-se com o plebiscito em que a sociedade brasileira realmente confirmou nas urnas que somos uma República no dia 21 de abril do ano de 1993. Nesse plebiscito a opção república obteve 86% dos votos válidos. Portanto, agora sim somos de fato e de direito uma República e não a patir de 15 de novembro de 1889, aquilo foi um golpe sem aprovação popular daquele momento da história do Brasil.

A proclamação também foi sinônimo de mudanças para o Estado do Pará. "Ainda em 1886, foi criada a Fundação do Clube Republicano, liderada por nomes como Lauro Sodré, Justo Chermont e Paes de Carvalho, homens de formação política e positivistas, e eles constituem os primeiros governos após a proclamação. Tivemos, na mesma época, a criação do Partido Republicano, do jornal A República, e de tantas outras ferramentas que fortalecem o regime e acompanham o próprio ritmo das transformações nacionais".

Nenhum comentário: