Ao acompanhar as operações realizadas pela força de segurança do Rio de Janeiro, me bateu uma nostalgia e me veio a lembrança de um comandante militar na cidade de Marabá na década de 80 Coronel ANTONIO CARLOS GOMES, lá pelo ano 1984, a cidade de Marabá era conhecida como marabala, quem era mais conhecido na cidade era Sebastião da terezona, que resolvia de briga de vizinho a cobrança de dividas, muitas das vezes a bala, por isso a origem do pseudônimo "MARABALA".
Quando alguém do povo buscava agentes de segurança fosse da PM ou da Policia civil, para solucionar algum problema de qualquer ordem o agente impotente nas ações, dizia: "já falou com Sebastião da terezona" ele mora alí na rua santa rosa. E assim foi por décadas, até que um dia chegou o coronel ANTONIO CARLOS GOMES em MARABÁ ou marabala.
Jeito calmo, paulatinamente foi sendo informado o por que de "marabala" chegava acontecer mais de 30 homicidios em um único mês, normalmente por pistolagem, certa vez um garimpeiro "bamburrado" era o garimpeiro que possuia uma quantidade consideravel de ouro, buscou apoio no 4º BPM na rodovia transamazônica em Marabá, o qual estava sendo ameaçado de morte e sendo seguido por alguns homens, não obteve qualquer apoio daqueles que tinham por obrigação de oficio lhes garantir a integridade fisica, no mesmo dia quando o garimpeiro estava almoçando em um restaurante na Antonio Maia via principal de Marabá, foi covardemente assassinado na hora em que fazia a refeição. Isso foi a gota d"agua, o comandante que estava a poucos meses na cidade, passou a elaborar um plano com seus auxiliares mais próximos e com ajuda do serviço reservado que naquele momento já existia e era muito precário, informaram detalhadamente de todos os passos de Sebastião da terezona e seus asceclas.
Marabá foi cercada e seus acessos principais bloqueados, Sebastião foi preso juntamente com 32 pistoleiros e paulatinamente o termo "marabala" deixou de existir.
O que está acontecendo no Rio de Janeiro, é o descasso de autoridades e a corrupção exagerada dos políticos no decorrer de várias décadas, que deixaram a população mais pobre desassistida e em conseguência disso grande parte dos jovens buscaram o meio mais facil de sobrevivência, quanto ganha um soldado PM no Rio de janeiro? o soldado do tráfico ganha em uma semana de comércio o equivalente o que o PM ganha em um mês.
Pelo que se viu na operação desencadeada no Rio de Janeiro para combater os traficantes e outros criminosos que empestam a cidade maravilhosa, o que faltava para a Polícia Militar dar uma resposta dura aos bandidos eram meios.
Com blindados fornecidos pela Marinha de Guerra, os PM colocaram para correr os malandros, que se achavam os donos de certas favelas cariocas. Quem tem olhos e nariz tem medo, daí que quando a malandragem percebeu que a operação era para valer, fugiram feito baratas tonteadas.
Os militares da PM que estavam de férias e de folga, se apresentaram em suas unidades como voluntários para participarem da operação, verdadeiro altruísmo policial.
A malandragem vem tentando fazer terror e intimidação, incendiando carros e semeando pânico, mas o Estado deve mostrar o seu braço forte, repelindo esse falso poder paralelo dos criminosos.
Na Inglaterra de Henrique IV, no século XIV os salteadores e criminosos de um modo geral dominavam as estradas e cidades inglesas. A reação do soberano foi exemplar: num prazo de um mês, ele mandou a força pública enforcar 70 mil criminosos. A Inglaterra virou um remanso de paz, após as medidas repressivas do rei.
A operação no Rio de janeiro, está correta e merece nossos aplausos, e que não deve ficar apenas nesse combate e enfrenatmento direto, após tudo isso tem que ser a vez dos políticos corruptos serem mandados a cadeia pública e devolver o dinheiro que se apoderaram. Tenho dito.
sábado, 27 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário