skip to main
|
skip to sidebar
Educação e Segurança
terça-feira, 18 de março de 2014
SERÁ QUE O AVIÃO FOI ABDUZIDO?
CRÉDITO ANTENOR NETO
Voo Varig 967: o mistério do avião brasileiro que desapareceu
para sempre.
O sumiço de aeronave até hoje é considerado como um dos mais
intrigantes da história da aviação mundial
O misterioso desaparecimento do voo MH370 da companhia
Malaysia Airways está dando o que falar e, até o momento da
publicação desta matéria, seu paradeiro continuava sendo
desconhecido. Contudo, apesar de o sumiço de aeronaves ser
algo bem raro, isso não significa que não existam casos que
jamais foram solucionados. Aliás, um deles ocorreu em 1979
e envolveu um avião brasileiro.
O voo 967 da Varig decolou no dia 30 de janeiro do aeroporto
de Narita, em Tóquio, e faria uma escala nos EUA antes de
pousar em seu destino final, no Rio de Janeiro. Entre outros
itens, o cargueiro — um Boeing 707-323C — transportava 153
quadros do pintor Manabu Mabe que haviam ficado em
exposição no Japão e, na época, as obras foram avaliadas
em US$ 1,24 milhão.
Desaparecimento
O comandante da aeronave, Gilberto Araújo da Silva,
contatou a torre de controle 22 minutos após a decolagem
para informar que tudo transcorria bem. Mas um segundo
contato deveria ter sido realizado uma hora mais tarde,
e isso nunca aconteceu. O avião simplesmente desapareceu
de todos radares.
O avião da Varig desapareceu sem deixar vestígios enquanto
sobrevoava o Oceano Pacífico após ter partido do Japão e,
apesar das intensas buscas realizadas na área, as equipes
jamais encontraram nenhum corpo, parte da fuselagem,
manchas de óleo ou destroços que dessem alguma pista
do que possa ter acontecido. Além do comandante,
outras cinco pessoas faziam parte da tripulação.
Teorias
Os investigadores concluíram na época que a aeronave
caiu no Oceano Pacífico aproximadamente 45 minutos
após a decolagem devido a uma despressurização.
Contudo, como sempre acontece nesses casos,
várias teorias da conspiração foram formuladas para
tentar explicar o sumiço do voo 967. Uma hipótese
levantada foi a de sequestro a mando de colecionadores
de arte, pois a aeronave transportava obras valiosas no porão.
Contudo, nenhum dos quadros apareceu até hoje.
Outra teoria foi a de que o Boeing teria sido abatido pelos
soviéticos por supostamente estar transportando um
caça russo desmontado aos EUA ou, ainda, que, ao
sobrevoar a costa da Rússia, o avião teria sido forçado a
aterrissar e a tripulação foi assassinada. E, evidentemente,
também existem as hipóteses de que a aeronave foi
abduzida por extraterrestres ou atravessou um portal
para outra dimensão.
Entretanto, entre as teorias mais plausíveis está a de que,
após o avião da Varig alcançar a altitude de cruzeiro, a
despressurização da cabine teria sufocado a tripulação.
Assim, eles teriam voado durante horas com o piloto
automático até a aeronave ficar sem combustível e
despencar em algum lugar muito distante das áreas
nas quais as buscas foram conduzidas.
Fato curioso
Além de o sumiço do voo 967 da Varig ter se tornado
um dos maiores mistérios da história da aviação
mundial, o comandante Araújo também ficou
conhecido por ser um dos raros pilotos envolvidos
em dois acidentes com vítimas fatais. Isso porque,
alguns anos antes do desaparecimento da aeronave,
o comandante evitou uma enorme tragédia na França.
O avião que pilotava — que havia partido do
Rio de Janeiro com destino a Paris — entrou em
chamas e, para evitar que a aeronave caísse no
meio da cidade e, assim, provocasse um estrago
maior e com mais vítimas, Araújo informou a torre
de controle sobre a situação, mudou a rota e caiu
sobre uma plantação de cebolas nos subúrbios da
capital. O acidente deixou 123 mortos, e o comandante
foi condecorado como herói nacional na França.
Fonte : Aviation Safety Network
Desaparecimento
Teorias
Fato curioso
Fonte : Aviation Safety Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Páginas
Início
Seguidores
Arquivo do blog
►
2016
(32)
►
fevereiro
(13)
►
janeiro
(19)
►
2015
(372)
►
dezembro
(10)
►
novembro
(13)
►
outubro
(24)
►
setembro
(33)
►
agosto
(20)
►
julho
(40)
►
junho
(34)
►
maio
(54)
►
abril
(39)
►
março
(35)
►
fevereiro
(25)
►
janeiro
(45)
▼
2014
(413)
►
dezembro
(49)
►
novembro
(12)
►
outubro
(13)
►
setembro
(33)
►
agosto
(41)
►
julho
(38)
►
junho
(43)
►
maio
(41)
►
abril
(26)
▼
março
(43)
PRA FABIANA SE DELICIAR E ESCOLHER
MULHER NÃO É PARA SER ESTUPRADA, E SIM AMADA
UM CORONEL DE CUECAS
MAITÊ PROENÇA A VERDADE NUA E CRUA
DILMA E OS MILITARES
OS PILARES DA INSTITUIÇÃO NÃO PODEM SER ABALADOS
SOLDADO E PASTOR FORAM ASSASSINADOS NO PARÁ
EMPRESA DE TRANSPORTES NOVA MARAMBAIA AGORA TEM ÔN...
A DIFERENÇA ENTRE LONDRES E MOJU
PONTE QUE CAIU NA ALÇA VIARIA
A PONTE QUE CAIU E O JAPÃO
LUIZ CARLOS PRATES
SINDROME DO TÚNEL CARPAL
SERÁ QUE O AVIÃO FOI ABDUZIDO?
DESARMAMENTO
VOO 777
DEMOCRACIA OU ANARQUIA?
VENDO CASA
PAULO GOULART DEIXA SAUDADES
VIVA A COPA!
UM SONHO POSSÍVEL!
VIVA A COPA! QUE SE LASQUE O BRASIL
AÇAI NOSSO DE CADA DIA
LUA DE MEL ANTECIPADA?
O MAIOR CONSUMIDOR DE COCAINA
LEI MOSAICA
MALAQUIAS E O DIZIMO
TÃO GOSTOSA, TÃO PERIGOSA
HOMOFOBIA É O CARALHO
VIVA AS MULHERES
LAMBANÇA COM O DINHEIRO PÚBLICO
Patricia Piccinini
JOAQUIM BARBOSA ASPIRANTE A PRESIDÊNCIA
ANIVERSÁRIO DE UMA GRANDE AMIGA
PROFESSOR OU ESCRAVO DO ESTADO?
IMPOSTO ABUSIVO
UCRÂNIA E RÚSSIA
Rússia aprova envio de tropas à Ucrânia
ONU E A FAMÍLIA NUCLEAR
BBB 14 (BIG BOSTA BRASIL)
BBB (BORA LÊR A BIBLIA BRASIL)
ESTÓRIA DE PESCADOR
BALA DE CHOCOLATE QUEM QUER? JATENE TÊM
►
fevereiro
(31)
►
janeiro
(43)
►
2013
(263)
►
dezembro
(33)
►
novembro
(26)
►
outubro
(36)
►
setembro
(29)
►
agosto
(25)
►
julho
(17)
►
junho
(28)
►
maio
(26)
►
abril
(12)
►
março
(19)
►
fevereiro
(6)
►
janeiro
(6)
►
2012
(258)
►
dezembro
(17)
►
novembro
(24)
►
outubro
(12)
►
setembro
(21)
►
agosto
(12)
►
julho
(25)
►
junho
(12)
►
maio
(35)
►
abril
(43)
►
março
(28)
►
fevereiro
(17)
►
janeiro
(12)
►
2011
(305)
►
dezembro
(19)
►
novembro
(40)
►
outubro
(38)
►
setembro
(34)
►
agosto
(23)
►
julho
(11)
►
junho
(25)
►
maio
(24)
►
abril
(30)
►
março
(31)
►
fevereiro
(25)
►
janeiro
(5)
►
2010
(97)
►
dezembro
(10)
►
novembro
(24)
►
outubro
(7)
►
setembro
(7)
►
agosto
(6)
►
julho
(8)
►
junho
(9)
►
maio
(3)
►
abril
(17)
►
março
(6)
►
2009
(21)
►
dezembro
(1)
►
outubro
(7)
►
setembro
(5)
►
agosto
(3)
►
junho
(1)
►
abril
(2)
►
janeiro
(2)
►
2008
(9)
►
novembro
(1)
►
outubro
(2)
►
setembro
(2)
►
agosto
(4)
Quem sou eu
Propostas de Campanha
Sangue bom
Ver meu perfil completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário