domingo, 25 de setembro de 2011

SOLANO

Francisco Solano López (Assunção, 24 de Julho de 1827 — Cerro Corá, 1 de Março de 1870) foi um militar paraguaio, presidente vitalício de seu país de 1862 à data de sua morte.

Filho do presidente também vitalício Carlos Antonio López, foi nomeado general-de-brigada aos dezoito anos de idade. Comandou por duas vezes (1846 e 1849) as forças de seu país enviadas à província de Corrientes para combater o governo argentino de Juan Manuel de Rosas.

Mas não é desse SOLANO que quero falar e sim do Coronel SOLANO, comandante da Polícia Militar do Pará.

O atual Comandante Geral da PMPA é o CEL QOPM MÁRIO ALFREDO SOUZA SOLANO, com o qual tive a honra de trabalhar na DAL no antigo prédio na Almirante Barroso.

Desfrutei juntamente com dezenas de camaradas no dia 23 do corrente na sede campestre da ASSUBSAR, no baile das divisas em que o CORONEL SOLANO, colocou em prática o exercício da boa convivência entre seus subordinados, quebrando o rito de que o subordinado tem quer ir até seu superior para cumprimenta-lo.

Humildemente e muito simpático SOLANO, foi de mesa em mesa cumprimentar cada um dos presentes e também fez um breve discursou, exaltada a briosa polícia militar e seus feitos inclusive a participação na guerra do Paraguai.

Solano demostrou que aprendeu a lição que o CORONEL CLETO JOSÉ BASTO DA FONSECA, que comandar é uma arte de esta também corpo a corpo com seus subordinados ouvindo seus reclamos e aspirações, para poder entender como deve proceder para o bem da tropa. Inclusive deixou bem claro que as portas do seu comando estão abertas a todos, em uma verdadeira demostração de democracia.

Quem sabe não será mais um que iremos colocar na ALEPA.

Nenhum comentário: