quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O QUE É DEUS ?

A quem devo os créditos?


"Papai, o que é deus"? A arte de responder a essa pergunta sendo ateu   


Há um tempinho minha filha de 4 anos fez aquela pergunta que cedo ou tarde eu esperava que faria: "Papai, o que é deus?".

Quando comecei a pensar como responder, percebi como é difícil para um ateu explicar esse conceito tão abstrato para uma criança.

Lembrei que uns meses antes eu havia tentado mostrar pra ela como todos evoluímos do macaco, exibindo o começo do filme "2001: Uma Odisseia no Espaço". 


Comecei dali, explicando que o ser humano, ao tomar consciência do mundo à sua volta, passou a questionar sua existência, sua origem e o funcionamento da natureza. 

E, como não tinha respostas para essas perguntas, inventou uma força sobrenatural que, basicamente, trazia respostas fáceis para perguntas difíceis. 

E que foi assim por muito tempo, até hoje, inclusive. 

Falei sobre como os antigos egípcios achavam que o sol era um deus, a morte era um deus, etc.

Ajudou ela ter visto o desenho "As Aventuras de Peeabody e Sherman", que mostra os personagens viajando no tempo até aquela época e fingindo que eram o deus Anúbis para manipular o rei Tutankamon e seus seguidores.


Explique também que as civilizações nórdicas acreditavam que era um deus, Thor, que fazia os raios e trovões, mas que hoje ninguém mais acredita nisso, porque já sabemos como realmente se formam esses fenômenos da natureza e que Thor agora é um personagem de filmes e histórias em quadrinhos, igual ao Superman.


Ela ouvia tudo com atenção total, muito interessada. Mas no final, percebi que ela ainda não tinha entendido direito.

Então me lembrei da cena de "O Retorno de Jedi", capítulo final da trilogia original de "Star Wars" (que ela adora), em que os primitivos ursinhos Ewoks acreditam que o robô dourado C3PO é um deus e começam a adorá-lo! 

Coloquei a cena em questão na TV e ela entendeu na hora o que estava acontecendo!


Claro que, no final, expliquei para ela que existem muitas pessoas que ainda acreditam em deuses e que nós temos que respeitar elas. 

E também falei que papai e mamãe não são donos da verdade e que ela deve sempre questionar tudo para descobrir as coisas por ela mesmo.

Impressionante como as crianças são inteligentes e perfeitamente capazes de absorver conceitos complicados que, mesmo não entendendo completamente, ficam na cabeça delas e já vão desde cedo aprendendo a questionar e buscar a raiz das coisas.

Nenhum comentário: