segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Será que o iluminismo propiciou a primeira revolução sexual ?
Os iluministas negavam os valores medievais, eles julgavam o período anterior como a sua antítese. Com o Iluminismo, uma nova era de desenvolvimento teria início. Apostavam no poder da razão contra o obscurantismo religioso e no resgate da república, que suplantaria o regime monárquico.
O movimento iluminista, extrapolou o debate político e a disputa entre fé e razão. Esses conceitos alteraram noções sobre verdade, natureza e moralidade em quase toda a população ocidental.
"A revolução sexual demonstra como os modos de pensar iluministas se propagaram de maneira vasta e veloz, e quais efeitos importantes eles surtiram nas atitudes e comportamentos populares", escreve Dabhoiwala em "As Origens do Sexo".
Iluminismo ajudou a moldar a cultura sexual vigente até os dias de hoje. Para o autor, foram teóricos do século XVII e XVIII que moldaram a maneira com que nos relacionamos com a sexualidade hoje. Ao questionarem os fundamentos do pensamento religioso, a imoralidade sexual também foi colocada em debate.
"As Origens do Sexo" traz a análise da mudança de comportamento que se tornou característico da modernidade. O volume é o resultado de mais de 20 anos de dedicação à pesquisa de registros da vida privada, obras de arte, documentos jurídicos e tratados filosófico.
Muito se tem falado sobre sexo, no entanto ainda existe muita ignorância sobre o assunto, muitos jovens brasileiros acreditam que sabe tudo sobre sexo ou imagina que sabe, e a falta de esclarecimento muitas das vezes por parte dos próprios responsáveis, que tem restrições a cerca do assunto, não conversam suficiente com seus filhos (as), a falta de esclarecimento muitas das vezes levam a gravides precoce, barrando bruscamente todo um sonho da jovem imatura, que diante dos percalços e das dificuldades próprias de se criar um filho, em muitos casos seus projetos de vida fatalmente são adiados por alguns anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Todo o questionamento com relação ao domínio religioso, pode até ser de grande valia no momento. Entretanto, a longo prazo as consequências se tornarão notórias e irreversíveis.
As novas ideias podem transformar o mundo, mas quando pessoas sem maturidade se apossam de uma verdade que não conhecem e repassam de acordo com o seu próprio entendimento, a partir daí, devemos nos preparar para o pior.
Postar um comentário