sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A QUEM INTERESSA A DEGRADAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA?

O baixo desempenho do Pará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, divulgado na última terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) - no balanço, duas escolas paraenses, uma em Cachoeira do Arari e outra em Colares apresentam, respectivamente, o 2º e 7º piores resultados da lista. Certamente, que a responsabilidade esta na falta de investimentos da Administração Estadual na Educação Pública, enquanto o governo anuncia em propagandas que faz isso, faz mais não sei o que, quem frequenta escola pública diariamente sabe muito bem das reais necessidades, em algumas escolas a má administração, a falta de iniciativa, os desvios disso ou daquilo, leva uma escola ao descrédito perante a comunidade escola e extra-muro.  como  o reflexo vem de tudo defendo, que o diretor (a) acadêmico de uma escola pública tenha um recurso anual nas mãos para administrar junto com o Conselho escolar, sem muita burocracia e realizar as obras os reparos e construções que se fizerem necessárias, boas idéias da comunidade escolar não faltam, temos professores atuantes, e alunos brilhantes, com idéias inovadoras mil, falta apenas dinheiro suficiente para serem aplicados a bem da comunidade escolar.

Não adianta o governo anunciar  empréstimo bilionários, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  se esse recurso chega as escolas em migalhas que não atendem  as reais necessidades.

Podemos afirmar: estamos a beira de  caos social total, não podemos negar conseguimos alguns avanços na revisão do Plano Plurianual (PPA) na tentativa de tentar melhorar esse cenário, como por exemplo a manutenção do Programa de Valorização do Servidor da Educação, e na análise do orçamento do ano que vem, elaborado pelo Executivo, ficamos na expectativa, em virtude de está em fase de analise no poder legislativo.

Por que defendo mais autonomia administrativa e menos burocracia na liberação e prestação de contas aos diretores (as),  vamos citar um único exemplo: A Escola Gondim Lins em Ananindeua, obedeceu as exigem cias burocráticas em relação a transmitis e espera por reforma na Instituição escolar, entrou governo saiu governo, passou por lá uma vice-governadora iludiu a todos professores/alunos, afirmando em alto e bom son: "VOU REFORMAR ESSA ESCOLA EM TRINTA DIAS, INCLUSIVE CLIMATIZAR" deu um pito na diretora, intimidou, ameaçou e fico apenas nisso. Teve professor que quiz fazer aposta pra saber se ela iria cumprir ou não a R E F O R M A.  Assim se passaram quase dez anos, a reforma só saiu devido os alunos de 2012 se deslocarem em ônibus fretado após coletas entre todos interessados na melhoria da escola, e se dirigiram até a SEDUC fizeram o maior barulho, a Rádio clube se fez presente, parte da imprensa televisiva se fez presente, houve ameaça de interditarem a Av. Augusto Montenegro, e teve a promessa a reforma da escola vai acontecer, e a reforma da escola realmente esta acontecendo, e a diretora OSMARINA se sente realmente realizada profissionalmente. Certamente o descaso com a educação escolar não é um problema desse ou daquele Governo, eu diria que é uma situação de muitos anos.
Afirmo, lamento  os números anunciados e aponto a corrupção dentro das administrações municipal e estadual, além de um modelo de gestão defasado como os responsáveis pelo mau desempenho. Não é só valorização, não é só construir escola. Sem dinheiro, a Educação não vai pra frente e a gente sabe que tem gestor desviando o recurso que já é minguado destinado à Educação para atender a interesses próprios. É preciso que haja uma medida drástica para acabar com isso, desviou, roubou, PAD na cabeça e tchau! e bençã. Eu estudei a vida toda em escola pública e eram instituições de qualidade, respeitadas, LUCIMAR OLIVEIRA PACHECO, um exemplo de diretora/professora. Hoje em dia tem escola particular e até mesmo faculdades  bereré, oferecendo ensino a preço de banana, uva e abacaxi,  e o abandono das escolas públicas as deixam cada vez menos atraentes, a quem será que interessa a degradação da escola pública?

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