MÉDICO RECEITA GOTAS DE VODCA NA NEBULIZAÇÃO DE BEBÊS
Especialistas afirmam que antigamente por falta de recursos terapêuticos, os médicos usavam a bebida para desidratar as secreções nos tratamentos de asma e bronquite
Zero Hora
Duas mães alegam que um médico orientou que fossem usadas gotas de vodca na nebulização de bebês, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A bebida alcoólica, inclusive, chegou a ser prescrita em receita. O caso aconteceu no Hospital e Maternidade São Camilo, no início da semana.
Luana Tomaz, de 22 anos, mãe de uma das crianças que tem seis meses, conta que levou o filho ao hospital no início da semana com quadro de tosse, secreção e suspeita de pneumonia. Ela chegou ao local por volta das 18h e permaneceu até às 23h, quando um pediatra plantonista atendeu o menino.
A consulta ocorreu normalmente e o profissional receitou medicamentos para a reversão do quadro de inflamação do bebê. A surpresa foi um dos "remédios" da receita. No entanto, quando a mãe apresentou o prontuário para o farmacêutico, que percebeu que algo estava errado. A situação só ganhou repercussão quando chegou às redes sociais.
Através da divulgação, Luana descobriu que uma amiga, Joyce Silva, que é mãe de um bebê de um mês, também havia passado pela mesma situação. As duas mulheres contrataram uma advogada e alegam que, antes de prescrever as receitas, o médico ainda "brincou" com elas.
Apesar de parecer estranho, especialistas afirmam que no passado por falta de recursos terapêuticos, os médicos costumavam receitar a bebida para desidratar as secreções nos tratamentos de asma e bronquite. Atualmente, no entanto, a prática foi abolida, por haver outros medicamentos comprovadamente mais eficazes.
O médico trabalha no Hospital São Camilo há 11 meses e, segundo a gerência, continuava atendendo normalmente nesta sexta. O Conselho Regional de Medicina informou que só pode investigar o caso se as mães fizeram uma denúncia no órgão. (ZERO HORA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário