quarta-feira, 8 de julho de 2015

IGARAPÉ-AÇU NO PARÁ

A cidade de Igarapé-Açu foi criada pelo decreto-lei n. º 985 de 26 de outubro de 1906. A marcha para formação do município iniciou-se em 5 de novembro de 1903, com a criação do povoado, ainda formado pelas terras da antiga colônia de Jambú-Açu. 

Em 26 de outubro de 1906 o Ex.mo Sr. Governador do Estado do Pará, Dr. Augusto Montenegro, assina a lei n. º 985, extinguindo o município de Santarém Novo e ao mesmo tempo criava o município de Igarapé-Açu, que o elevava a categoria de vila.
Barão do Rio Branco
Prefeitura Municipal
Antigo Mercado

Em novembro de 1906 foi fixada a data de 15 de dezembro para a primeira eleição onde seria escolhida através do voto a primeira administração do município, sendo proclamados eleitos em 31 de dezembro de 1906.
A colonização do município contou, inicialmente, com os colonos espanhóis. Como a evolução desta colônia era lenta, e com o assentamento dos trilhos da Estrada de Ferro de Bragança em 1901, se intensificou o ritmo de ocupação. Acredita-se, que as obras de construção da estrada de ferro reclamavam a falta de elementos humanos, esta falta contribuiu para a fixação de algumas famílias de localidades vizinhas, como a de Santarém Novo e Porto Seguro.
Antiga Igreja de N.Srª. do Carmo
Antiga Av. M. Barata

Foi bastante forte no passado e se repete no presente à ação colonizadora do homem nordestino, que foge do flagelo das secas e veio emprestar suas energias físicas em favor do desbravamento desta região.
Registra-se com destaque na história da formação de Igarapé-Açu os primeiros colonos que tiveram papel significativo na construção do município. São eles: Antônio José de Aquino, Manoel Joaquim, José Nobre e Bento José Pontes.
Em abril de 1931, o município de Igarapé-Açu passou a denominar-se "João Pessoa"; homenagem ao grande vulto da revolução de 1930. No entanto, tal denominação não conseguiu tornar-se de uso comum, em menos de um ano que o município havia recebido a nova denominação, o Interventor Federal do Estado, em 25 de janeiro de 1932, através do decreto-lei n. º 595 que elevava a vila de Igarapé-Açu à categoria de cidade, criando na ocasião a comarca de João Pessoa. Havia uma rejeição por parte da população ao nome indicado, fato este que levou o interventor a baixar o decreto nº 2.972, de 31 de março de 1938 restaurando a denominação oficial de Igarapé - Açu.
Av. Barão do Rio Branco
Desfile Escolar
Bailes do Ypiranga

No decorrer de sua história e por força de vários decretos, incorporou-se ao município de Igarapé-Açu, a localidade de São Jorge do Jabuti, que na época pertencia ao distrito de Peixe-Boi. No quinquênio de 1939 a 1943 o município de Igarapé -Açu constituí-se dos seguintes distritos: Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-boi, São Luís e Timboteua.

No período de 1944 a 1948, o município se dividiu em dois distritos: Igarapé-Açu e Caripí, que em 1955 perdem parte do seu território para formar o município de Santa Maria do Pará.
Hoje o município de Igarapé-Açu é constituído de dois distritos: Igarapé-Açu e Caripí, e dividido em 22 vilas e povoados. 
O habitante do município recebeu o nome de igarapéaçuense. É topônimo tupi e tem origem de Igarapé-Grande ou caminho das igaras ou canoas.
 
Antiga Ponte de Ferro
Trem da extinta estrada de ferro
Construção da Praça N. Unidas
O nome Igarapé-Açu é derivado do sub-afluente do Rio Marapanim que banha a cidade e deu-lhe o nome.

A área urbana é formada por quatro avenidas e quatro praças, dentre estas, destaca-se a praça "Nações Unida".
Vista aérea
Av. Balbino Teixeira
Praça N. Unidas

Atualmente prevalece as construções em alvenaria, caracterizando seu aspecto urbano. Os prédios que se destacam atualmente na sede do município são:
A Matriz de São Sebastião;
Escola Estadual "Dr. Ângelo Cesarino" (escola sede estadual);
Prefeitura Municipal;
Escola Estadual "Cônego Calado";
Escola Estadual "Nilo de Oliveira";
O antigo Mercado Municipal;
Mercado Velho
Hospital Municipal
Igreja S.Sebastião
O Fórum;
Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
Escola Municipal "Odete Barbosa Marvão" (escola sede municipal);
Fundação SESP, Feira Coberta;
Delegacia de Policia Civil;
Feira Coberta - CEASA
Avenida Principal
Atual Prefeitura Municipal
Agência dos Correios;
Biblioteca Municipal;
Hospital Maternidade Dr. José Bernardo da Silveira;
Entre outros.
O município de Igarapé-Açu na sua sede é formado pelos seguintes bairros: Centro, bairro da Saudade, bairro da Piçarreira, do Pau-Cheiroso, São Cristóvão, Ypiranga, Bairro da Coréia, bairro da Colina e áreas recente.
A zona rural é dividida em 22 aglomerações, as quais são as seguintes:
Vila de Porto Seguro, Povoado do Livramento, Colônia do Prata, Povoado de Santa Rosa, Nova Olinda, Vila de São Jorge do Jabuti; Bom Jesus, Monte Negro, Tapiaí, Vila Caripí (São Luiz), Seringal, Colônia da Angulação, Vila do Curí, Povoação do 1º Caripí, América, Santa Maria, Pantoja, Cumaru, São Matias, Paraíso, Santa Luzia e Primavera.
Círio de Porto Seguro
Praça na Vila de S. Jorge
Praça em São Luis

Nenhum comentário: