sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

DECADÊNCIA PROFISSIONAL

CRÉDITOS IVANILDO ALVES

 Argumentos

Durante os debates no Tribunal do Júri em que um traficante estava sendo julgado por haver participado da morte de outro traficante no interior do motel Edith, localizado no final da travessa Padre Eutíquio, onde a vítima foi morta por conta de uma dívida de R$ 3.000,00, decorrente do tráfico, defesa e acusação se digladiaram com argumentos.

Débitos

Alto nível a discussão jurídica em torno do caso de grande repercussão no bairro da Cremação, travada entre os advogados Israel Coelho e Alex Noronha e o promotor Edson Augusto Cardoso. O promotor, em sua fala, disse que os traficantes matam usuários e concorrentes no tráfico, geralmente em razão de débitos não saldados.

SPC/Serasa

O promotor Edson Augusto ironicamente frisou que o tráfico não remete o nome dos seus devedores para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e nem para Serasa. No mercado sujo do tráfico os débitos são cobrados a bala e com sangue.

Tragédias

Advogados de um modo geral e advogados criminalistas em especial, se deleitam com os debates do Tribunal do Júri. Para quem admira a arte de bem falar, os debates entre acusação e defesa são um espetáculo de conhecimento acadêmico, retórica, estilo, onde o teatro da vida real é representado nas tragédias que o crime provoca no cotidiano das comunidades.

Princípios

Infelizmente alguns oradores do Tribunal do Júri se esquecem dos princípios básicos da oratória e resvalam para as agressões verbais, para os ataques pessoais, para ironias vexatórias, para a expressão raivosa e colérica que em nada contribui para a solução da causa e a elevação da justiça pública.

Técnico

Não tem muitos dias, durante um julgamento, um dos oradores brindou o adversário com as expressões 'velho', 'mentiroso', 'fraudador' e foi agraciado com os mesmos adjetivos. O leigo acha isso normal. Mas um profissional do direito bem formado jamais deve desviar-se do linguajar técnico do direito, do conhecimento filosófico e literário, das metáforas edificantes, da causa e suas circunstâncias.

Nenhum comentário: