Uma pesquisa é um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos, e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.
Existem diversos tipos de Pesquisas: a) Pesquisas bibliográfica; b) Pesquisa descritiva; c) Pesquisa laboratorial; d) Pesquisa empírica; e) Pesquisa de campo; f) Pesquisa acadêmica.
O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
No entanto a pesquisa pode ser manipulada e usada como má fé para dá um outro rumo aos acontecimentos vindouros ou ao resultado direcionado conforme a convêniencia de quem encomendou a pesquisa.
Quem faz as pesquisas eleitorais ?
São Institutos de pesquisas, alguns conhecidos das pessoas bem informadas, não citarei nomes, devido não acreditar em nenhum deles, não me importa o resultado de suas pesquisas e nem tão pouco me influência, como disse não acredito no que eles apresentam, desde quando constatei que os números que apresentam não são coerentes, muitas das vezes suas pesquisas são tedenciosas e conseguem infuenciar um consideravel número de pessoas. Alguns Institutos de Pesquisas não se limita a aferir a intenção de voto. Fazem pesquisas qualitativas e quantitativas, cobrindo as principais fases de uma campanha: mapeamento do eleitorado em termos sociais e políticos; posicionamento do candidato/partido e de forças concorrentes; e acompanhamento da campanha propriamente dita.
As pesquisas eleitorais realizadas normalmente são Ad Hoc, ou seja, feitas sob encomenda, percebeu ai que mora o perigo, se são encomendadas logo são direcionadas para quem encomendou, se você encomenda algo e paga, claro que o produto tem que agradar a quem encomedou ou será que não?
Por quer não acredito nas pesquisas no processo eleitoral, já constatei várias falhas, só para dá um exemplo na última pesquisa que lí em um dos jornais do meu Estado (Pará), os entrevistados seja estimulado, espontaneo ou rejeição não fecham 100% e em outro resultado ultrapassam 100%.
Por que cheguei a esse descreditos em relação aos Institutos de pesquisas ?
Não sou matemático, mas a regra de porcentagem para se obter um resultado é bem simples.
Ex: a) Se são entrevistados 600 pessoas, na pesquisa estimulada. a regra de percentagem diz que: 600 é igual 100% , e são apresentados três nomes de candidatos, a lógica diz se o candidato "A" recebeu 300 votos (equivale a 50%) e o candidato "B" 50 votos (equivale a 8,33%... arredondando para 8%) e o candidato "C" 100 votos (equivale a 16,6% arredondando para 17%) e os indecisos ou não opinaram 150 pessoas ( logicamente são equivale a 25%).
Tudo é uma questão de lógica matemática.
Ananindeua como todo o Brasil esta no fulgor do processo eleitoral, o dia fátidigo para muitos esta chegando, dia 07 DE OUTUBRO possivelmente as 23h00 Ananindeua terá seu resultado divulgado, quem entra quem sai na câmara mirim, e quem entra para o Execultivo.
Recentemente foi divulgada em jornal o resultado da pesquisa em Ananindeua para Prefeito.
Lembre-se que faço o epigrafe acima, a pesquisa é Ad Hoc. Portanto não é confiavel.
O resultado mostra claramente a intenção do Instituto, dando favorável ao contratante e não poderia ser diferente o resultado, mas o jogo só acaba quando o juiz da o apito final.
O candidato favorável na pesquisa manipula os números chamando toda uma sociedade de "idiotas" claro quem esta atento e ainda encontra-se indeciso em quem votar, percebe logo que o candidato que se proclama imbativel e diz: " JÁ SOU O PREFEITO" poderá certamente ter uma surpresa nas URNAS.
Veja a manipulação: O candidato diz que fez 600 Kms de ASFALTO, vamos a lógica matemática,
600 km = 600.000 mil metros se Ananindeua é distante da Capital Belém aproximadamente 19 Km, só por aí você tem uma ideia de quanto é 600 Kms de asfalto, 600 Kms vai de Ananindeua além de Marabá no Sul do Pará é muito chão, "é asfalto pra dedeu", logo concluo é um CANDIDATO MENTIROSO.
Minha pesquisa particular é mais confiavel entrevistei 60 pessoas, e perguntei quem as pessoas votariam para prefeito em Ananindeua? A pesquisa foi estimulada, O resultado foi: PIONEIRO 17 votos, Chicão 10, Indecisos 33 votos. Essa sim é uma pesquisa confiavel apesar de ser com 6 dezenas de pessoas, mais é uma pequena amostra do que esta por vir devido o alto indice de indecisos que ultrapassam os que se declararam a favor de "A" e "B". Já a pesquisa espontânea o resultado foi: PIONEIRO 24 votos, Chicão 18 votos, Eliel 02 votos, outros candidatos 06 votos e indeciso 10 votos. Portanto, meus amigos ANANINDEUA terá 2º TURNO. Contudo, isso já é uma outra história.
VEJA RELAÇÃO DOS POSSIVEIS VEREADORES QUE PERMANECERÃO NA CÂMARA DE ANANINDEUA E OS SANGUE NOVO
1º LEILA CARVALHO FREIRE
|
2º CARLOS CORREA LIMA (CARLÚCIO) 3º FRANCISCO DE SOUSA BARROS (Chico Barros) 4º MIRO SANOVA (EMPATA COM RAY) |
4º RAIMUNDA NONATA ROCHA TEIXEIRA (PASTORA RAY) |
5º CARLOS BEGOT DA ROCHA |
6º ARLINDO PENHA DA SILVA |
7º RUI BEGOT DA ROCHA |
8º BRAGA 9º CLOVIS BEGOT (EMPATA COM MIRANDA) |
9º MIRANDA 44141 (SANGUE NOVO) |
10º BETO 50123 (SANGUE NOVO) |
11º AFONSO ROMILDO PIMENTEL DE ALMEIDA |
12º RONALDO DE PROENÇA SEFFER |
13º LUIS CLAUDIO PINTO DA SILVA |
14º JOSÉ DUARTE LEITE |
15º JORGE SAINT CLAIR BRASIL SERIQUE 16ª TABAJARA (SANGUE NOVO) 17º SORRISO (SANGUE NOVO) 18º NILSE (SANGUE NOVO) 19º FRANCI PEREIRA 20º GATO E tantos outros que não sabemos, os possiveis eleitos não necessariamente nessa ORDEM, quem viver verá. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário