domingo, 1 de abril de 2012

OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA PRECIPITAÇÃO

Coronel

A mídia tem feito uma cobertura ampla, constante e recorrente sobre o coronel José Osmar Albuquerque Neto, apontado pelo Ministério Público como o autor da ordem para que policiais militares que serviam no interior pintassem a casa da ex-mulher do oficial.

Contraditório

Por um dever de ofício, o Ministério Público, depois de mostrar amplamente uma imagem negativa do coronel Osmar, teve que ouvir a versão dele, observando assim o princípio constitucional do contraditório.

Serviço extra

Osmar foi ouvido e negou ter dado qualquer ordem no sentido de determinar o trabalho extra dos policiais. Disse ainda que os policiais que trabalhavam na casa de sua ex-esposa, filmados em atividade pelo MP, foram contratados por ela, que iria pagar o serviço extra.

Bicos

As informações prestadas por Osmar se ajustam aos fatos. Primeiro porque a ex-esposa dele trabalhou durante vários anos como assessora da Polícia Militar e conhece centenas de policiais militares. Além do mais, a Polícia Militar não proíbe, todos sabem, que seus integrantes realizem atividades extras, que a tropa chama de bicos.

Não vale

Em declaração à Justiça Castrense, os policiais militares confirmaram que foram contratados, mediante pagamento, para realizarem os trabalhos nas folgas deles. O Ministério Público mostrou uma imagem dos PMs dizendo que não teriam recebido dinheiro ou promessa de pagamento para realização das atividades, porém, essa declaração não tem valor probatório porque foi realizada extra autos, sem a presença dos defensores dos réus e do juiz da instrução criminal.

Quem é

José Osmar está há 28 anos na PM, é formado pela melhor Academia Militar do Brasil, a academia de Minas Gerais, e foi primeiro lugar no curso, recebendo inclusive comenda por dedicação aos estudos. Osmar é formado em direito, onde conquistou o primeiro lugar da turma.

Quem é II

O oficial sempre trabalhou na operacionalidade da PM, diferentemente de tantos oficiais especializados em segurar pasta de primeira dama e colocar a mão em maçanetas para abrir portas para políticos. Recentemente, sob o comando de Osmar, a tropa realizou a maior apreensão de búfalos roubados no Marajó.

Constrangimento

Osmar tem filhos adolescentes, que sofrem constrangimento perante professores e colegas por conta das denúncias contra o pai, sem contar o constrangimento do próprio militar perante a tropa e a comunidade em geral. O Ministério Público parece haver se precipitado na publicação dos fatos, sem aguardar a necessária apuração judicial.

crédito IVANILDO ALVES (polícia x justiça)

Nenhum comentário: