Sinto-me maravilhado quando vejo ex-alunos ou orientados, galgarem o mercado de trabalho ou alcançarem posição de destaque na apresentação de boas idéias para termos uma sociedade melhor.
Costumo dizer aos meus alunos seja da Escola Gondim Lins ou Escola Paulo Mendes, que em uma Escola tem alunos e estudantes, se não vejamos: aluno, é aquele devidamente matriculado na rede de ensino seja na pública ou na privada, o aluno é aquele que anda zanzando pelos corredores ouvindo música de gosto duvidoso ou quem sabe de gosto algum, fuma nos corredores da escola não respeita ninguém, não entra em sala para assistir aula ou quando entra não respeita os colegas muito menos o educador que se encontra presente, para ele quanto mais baguçanda a escola melhor, não participa de atividade socio-educativa mais quer seu nome nos trabalhos dos colegas em suma é um parasita humano, tem tudo para ser mais um quem sabe hospede de algum presidio.
Já o estudante é o averso do aluno, o estudante se preoculpa com a estrutura da escola, com o bem estar de todos, frequenta as aulas mesmo se for aula vaga ou professor ausente, mais ele esta lá adiantando tarefas escolares ou trocando idéias sadias com seus colegas. É um futuro cidadão de bem, tem tudo para ser útil a sociedade, certamente não terá qrandes dificuldades para ser inserido no mercado de trabalho e nem tão pouco será mais um quem sabe bolsa familia ou "hospede" de algum présidio.
A escola Gondim Lins, já encaminhou para o mercado de trabalho grandes profissionais, podemos citar por exemplo: ELVIRA CARIBÉ (Históriadora), EDIVALDO CARIBÉ (ADVOGADO), EDUARDO (MATEMÁTICO E ACADEMICO DE FISICA NA UFPA) e tantos outros que anualmente adentram nas Faculdades e Universidades desse Pará afora.
Hoje, fiquei maravilhado quando abri o jornal e me deparei com a seguinte matéria:
Três alunos da rede pública do Estado do Pará apresentarão projetos de lei na Câmara dos Deputados, em Brasília. Claudionor de Jesus do Nascimento Júnior, Fernanda das Mercês Silva e Nataliane Maria Galdino de Souza foram selecionados para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, edição 2010. De 22 a 26 de novembro, eles conhecerão a rotina dos trabalhos legislativos. Com o tema "O jovem e o mercado de trabalho", o programa selecionou seis projetos de leis feitos individualmente por estudantes de escolas públicas e privadas do Estado nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública, Economia, Emprego, Defesa do Consumidor e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os alunos terão a oportunidade de apresentar Projetos de Lei Complementar à Constituição que, se aprovados, serão encaminhado para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara.
Um dos destaques da edição 2010 é o estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Goldim Lins, Claudionor Júnior, 21. O projeto de Claudionor propõe a criação de quadras poliesportivas em terrenos abandonados. Quem também se disse animada com a oportunidade é a aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Alberto Gaudêncio Ramos, Fernanda Silva, 17. Com a proposta de implantação dos sistemas de monitoria e estágio nas escolas estaduais e federais, ela pretende melhorar a qualidade do ensino público e reduzir a evasão escolar.
Veja que são jovens que contrariam a máxima de que Escola pública não presta e não serve para nada. Tudo é uma questão de quem a escola tem: ALUNO ou ESTUDANTE.
Estou deverasmente radiante de felicidade. Meus parabéns! e muitas felicidades. Claudionor, Fernanda e Nataliane, bola pra frente ......
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário